terça-feira, 29 de novembro de 2011

Rugas e a eletroestimulação

O envelhecimento é um dos processos que ocorrem em nosso organismo que tem levado a inúmeras pesquisas. Embora não se tenha um consenso de quando ele se inicia, sabe-se que o processo metabólico mais evidente é a diminuição da síntese protéica.

Entre as alterações morfológicas que ocorrem neste evento podemos citar: aumento da permeabilidade da camada córnea, alteração das fibras colágenas tornando-as mais grossas e das fibras elásticas que ficam menos elásticas, diminuição da substância fundamental, diminuição da função e do número das glândulas sebáceas e sudoríparas, diminuição da gordura do tecido subcutâneo, perda da massa muscular esquelética e atrofia dos melanócitos

Por volta da 3ª década de vida ocorre atrofia do tecido adiposo na região masseteriana, levando ao pronunciamento do sulco nasogeniano; redundância da pele palpebral e início da rugas dinâmicas periorbiculares ("pés de galinha"). Aos 40 anos observa-se acentuação da prega palpebral e rugas orbiculares e frontais. Aos 50 anos nota-se aumento das rugas do pescoço e ptose da ponto do nariz. À essas rugas denominamos "rugas gravitacionais". No período sexagenário, além das alterações mencionadas, o tecido celular subcutâneo torna-se mais delgado.

Devemos salientar que essas alterações vem acompanhadas de atrofia muscular dos músculos correspondentes: masseter, grande zigomático, risório, orbital dos olhos, platisma, corrugador e elevador da asa do nariz.

Além dessas alterações pode-se também observar uma diminuição da espessura dos lábios com aumento das rugas periorbiculares, decorrentes de atrofia do músculo orbital dos lábios, e ptose do supercílio em virtude da fraqueza do músculo frontal.

Como pode-se observar as rugas gravitacionais são decorrentes, em grande parte, pela alteração da musculatura esquelética facial, normalmente corrigidas com procedimentos cirúrgicos com resultados variáveis.

Dentro do campo da fisioterapia estética, pode-se lançar mão de recursos para aumentar o trofismo muscular e diminuir ou prevenir estas alterações.

O recurso mais empregado tem sido o uso de eletroestimulação funcional, que utiliza correntes excito-motoras associadas à cinesioterapia, preferencialmente resistida.

As correntes excito-motoras mais indicadas são as correntes despolarizadas (bifásicas ou alternadas), pois por não possuírem polaridade definida, não apresentam fenômenos iônicos, não incrementando o galvanismo intra-oral.

O galvanismo intra-oral é um fenômeno natural que ocorre na cavidade bucal, devido a mesma apresentar pares polares (restaurações de amálgama) e meio eletrolítico (saliva) para condução de corrente. Desta forma cria-se um corrente elétrica na boca. O uso de correntes polares incrementa esta corrente, produzindo desprendimento dos íons da restauração, entre eles os de mercúrio.

As rugas não são decorrentes apenas do processo de envelhecimento, existem também as rugas dinâmicas, as quais discutiremos na próxima edição do NEWS.

 

* Texto extraido da Kw Eletrônica

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Fisioterapia no tratamento de celulite


A celulite ou hidrolipodistrofia ginóide crônica ( hidro- água, lipo-gordura, distrofia- distúrbio, ginóide- referente a mulher) surge devido a um mal funcionamento dos adipócitos (células de gordura ) onde neles ocorre um desequilíbrio entre os meios óleo e água ou seja, as células de gorduras retém um maior teor de lipídio, diferente e alterado que estimula a retenção de líquidos, levando assim ao aumento de volume da célula que gera a compressão dos vasos ( a circulação sangüínea fica comprometida) e o rompimento das fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela sustentação da pele). Devido a isto, a pele fica com aparência de "casca de laranja" .

Fatores coadjuvantes ou precipitantes

Esses fatores por si só não são capazes de determinar o aparecimento das celulites mas a sua soma em conjunto com a natural tendência das mulheres, aumenta e muito as chances de ocorrência. São eles:

- Vida sedentária - a prática de alguma atividade física leva a queima de gorduras para produção de energia para o exercício, especialmente se for atividades aeróbicas como caminhadas, corridas, bicicleta ...

- Ingestão de álcool - as bebidas alcóolicas representam mais gorduras para o organismo quando consumidas.

- Pílulas anticoncepcionais - por terem na sua constituição hormônios femininos desencadeiam as alterações nos adipócitos.

- Cigarro - as substâncias do cigarro determinam expessamento das paredes dos vasos sangüíneos levando mais ainda a uma má circulação.

- Dieta hipercalóriaca - a ingesta de alimentos gordurosos leva a um maior acúmulo de gordura nas células e assim precipitando o desequilíbrio.

Tipos de celulite

A celulite pode estar em diferentes estágios desde o mais ameno ao mais proeminente e ainda pode esta associada com gorduras localizadas. Veja:

- Celulite não aparente - é apenas quando os músculos se contraem ou quando a região é apertada pelas mãos.

- Celulite aparente - é visível, independente de alguma contração muscular, o tal aspecto na pele de " casca de laranja ".

- Celulite avançada - a alteração na pele é além do aspecto de casca de laranja, a pele fica como um alcochoamento e pode conter microvarizes.

- Celulite grave - o aspecto de alcochoamento é nítido e há presença de dores.

Tratamento

O tratamento da celulite é um processo demorado e estar relacionado em promover melhores condições fisiológicas para os adipócitos . Isto pode ser obtido através da adoção de medidas alimentares equilibradas e a prática de atividades físicas como hábito. Contudo, o uso de medidas de tratamento especializado, de ação local pode acelerar o tratamento (eletrolipólise, drenagem linfática, ultra - som, thermojet e pressojet ).

Atividades físicas

As atividades físicas indicadas são aquelas que promovam a queima de gorduras como exercícios aeróbicos, ao qual se incluem : caminhadas, corridas, bicicletas, natação, futebol, vôlei, ginástica aeróbica... Essas atividades necessitam de energia para a contração muscular e esta é ofertada através da degradação das gorduras e açúcares presentes no organismo. As gorduras fornecem mais energia que os açucares porém sua degradação é mais demorada, ao contrário dos açúcares - os primeiros a serem requisitados, necessitando assim que os exercícios sejam feitos por um intervalo de tempo maior ( mais de vinte minutos) para que então as gorduras possam entrar como fornecedoras de energia.

Condutas fisioterápicas

Os princípios termoterápicos , eletroterápicos e massoterápicos são recursos disponíveis e utilizados pelos fisioterapeutas em clínicas especializadas para o tratamento da celulite. Este tratamento segue bases fisiológicas com atuação metabólica local o que a uma ação mais rápida no tratamento da celulite. São eles:

- Eletrolipoforese - uso de agulhas finíssimas, longas para conduzir uma corrente elétrica de baixa voltagem na região acometida. A corrente ajuda metabolizar as gorduras;

- Drenagem linfática - técnica de massoterapia com uso de cremes especiais nas áreas acometidas com intuito de aumentar a circulação e promover desintoxicação. Ajuda a drenar líquidos acumulados entre as células de gordura ;

- Ultra-som - método que utiliza a aplicação de ondas sonoras através de um cabeçote no local acometido para quebrar as gorduras retidas nos adipócitos. Sua ação também promove efeito anti-nflamatório ( combate as dores) e de aumento da circulação;

- Thermojet - uso do calor produzido pelos raios infravermelhos para estimular a corrente sangüínea e as reações metabólicas nos adipócitos;

- Pressojet - uso de botas térmicas até a altura da cintura que provocam uma massagem aquecida e assim promove uma drenagem linfática;

- Estimulação russa - aplicação de corrente elétrica na musculatura para promover contrações musculares. Geralmente se usa na região das nádegas e pernas;

- Endemologia - por meio de uma ventosa, a região acometida é massageada. Estimula a circulação e a desintoxicação;

- Termoliporedutor - a região acometida é embebida por um gel e depois, sobre ela, aplicada uma corrente elétrica que irá aquecela. A circulação fica ativada e as toxinas liberadas.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tratamento da Acne, a droga Isotretinoina e seus efeitos colaterais


A acne em sua forma mais branda geralmente requer apenas o tratamento tópico. Peróxido de benzoíla, ácido azeláico e antibióticos são geralmente usados para tratar lesões inflamatórias. Os retinóides tópicos são particularmente efetivos em lesões não-inflamatórias, e terapias combinadas são úteis em lesões mistas. A acne moderada geralmente requer a administração de antibióticos via oral, tertraciclina e eritromicina são usualmente os de primeira escolha (GOULDEN, 2003).

Ainda segundo Goulden (2003), para acne vulgar em sua forma severa, a isotretinoína oral é o tratamento de escolha. Além disso, nos últimos anos, os dermatologistas tem aumentado o uso desta droga para tratar acne moderada que não responde a outras terapias sistêmicas, particularmente quando associada com cicatrizes ou significante distúrbios psicológicos.

Considerando que as cicatrizes da acne nodular grave constituem um importante problema de aceitação social, a enfermidade deve sempre ser tratada em sua fase inicial. O tratamento farmacológico é dirigido para inibir a secreção de sebo, a queratinização folicular e a inflamação. Em casos moderados, são utilizados com freqüência antibióticos orais, estrogênios e antiandrogênios e retinóides, sendo estes últimos, reservados aos casos graves e resistentes (DINIZ; LIMA; ANTONIOSI FILHO, 2002)

Ainda segundo Diniz; Lima; Antoniosi Filho (2002) a isotretinoína, quimicamente conhecida como ácido-13-cis-retinóico, faz parte do amplo grupo de compostos relacionados à vitamina A. É empregada particularmente no tratamento da acne cística e nodular e como inibidor da proliferação de células neoplásicas, por exercer efeito regulador sobre a diferenciação celular.

De acordo com Brito et al. (2010) esta droga é um tipo de retinóide e, desde sua introdução, há cerca de 25 anos, tem sido amplamente utilizado para o tratamento tópico e sistêmico de várias dermatoses: psoríase, desordens de queratinização, genodermatoses queratóticas e acne severa, além de tratamento e/ou quimioprevenção do câncer de pele e outras neoplasias. Os retinóides atuam no crescimento e diferenciação das células epidérmicas, assim como interferem na atividade da glândula sebácea e possuem propriedades imunomoduladoras e antiinflamatórias; são derivados sintéticos da vitamina A (retinol) e desenvolvem um papel fundamental, no tratamento da acne, porque agem na lesão primária: o microcomedo, além de seu importante papel na supressão sebácea.

Segundo Guirro, E. e Guirro, R. (2004), o ácido retinóico, também conhecido como tretinoína ou vitamina A ácida, é uma substância  intermediária no processo de síntese da vitamina A, é considerado um agente farmacologicamente potente para a aplicação tópica na pele. A reação epidérmica ao ácido retinóico, morfológica e histologicamente, revela uma característica psoriasiforme.

Para Borges, 2006 a tretinoína tem ação queratolítica e esfoliante em nível celular, estimulando a síntese de colágeno novo. É tradicionalmente usado no tratamento de acne, para acelerar o turnover da epiderme e prevenir a formação de comedões, também pode ser usado no tratamento de estrias e de melasma. Em alopecias é usado principalmente associado ao minoxidil, com finalidade de aumentar a absorção desses.

Várias experiências clínicas com tretinoína tópica indicam sua utilização em dermatoses como: acne, verruga plana, envelhecimento extrínseco (fotoenvelhecimento) etc. O ácido retinóico, além de causar hiperemia e efeito descamativo da pele, produz protusão dos comedões para a superfície, algumas vezes através de um processo inflamatório, havendo uma exacerbação das lesões preexistentes, bem como daquelas até então incertas (GUIRRO, E.; GUIRRO, R., 2004).

Segundo Sampaio e Bagatin (2008) os efeitos colaterais mais comuns da isotretinoína são: secura labial ou queilite; ressecamento da mucosa nasal podendo causar epitaxes; xeroftalmia, com risco de conjuntivite se não controlada, sobretudo em usuários de lentes de contato; secura da pele com descamação e prurido que pode ser mais intensa nos indivíduos atópicos, e discreta alopecia. Outras reações adversas já descritas mas raramente observadas são cefaléia, artralgias, dores musculares, principalmente em atletas, nervosismo, insônia, elevação do colesterol e triglicérides.

Para Coelho et al. (2003) os efeitos colaterias mais comuns desta droga são alteração de pele e mucosas, como ressecamento e prurido, e hipertrigliceridemia; o efeito mais preocupante é a hepatotoxicidade, que, entretanto, é infreqüente e reversível após interrupção da medicação. Outros possíveis para-efeitos são: anorexia, cefaléia, pseudotumor cerebral, queda de cabelo, hemorragia, anemia e tosse.

Fonte do artigo

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fisioterapia Dermato-Funcional

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img5/163335.jpg

  • O termo designativo Fisioterapia Estética não contempla atualmente todo o espectro de atuação da área, que envolve as disfunções do tegumento, não se limitando ao aspecto estético.
    Diante dessa nova realidade e de uma reflexão por parte dos profissionais que atuam na área, optou-se pela designação Fisioterapia Dermato-Funcional, a qual prevê a prevenção, promoção e recuperação do indivíduo no que se refere aos distúrbios endócrino/metabólicos, dermatológicos, circulatórios e/ou musculoesqueléticos.
    Esta nova edição tem como objetivo contribuir para a formação e atualização do profissional da área por meio da revisão dos assuntos abordados nas edições anteriores, bem como a inclusão de novos capítulos, além de informações sobre novos equipamentos e tratamentos.
  • Editora: Manole
  • Autor: ELAINE GUIRRO & RINALDO GUIRRO
  • ISBN: 8520412440
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2002
  • Edição: 3
  • Número de páginas: 583
  • Acabamento: Capa Dura
  • Formato: Médio
  • Complemento: Nenhuma
http://img.submarino.com.br/img/btBigBuy.gif