quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Correntes elétricas utilizadas na estética

http://relaxroomworld.com/loja/images/20110331_180619(002).jpg


Nos tratamentos modernos de estética facial, todo profissional de estética, fisioterapia ou medicina estética, tem hoje em dia uma vasta opção quanto aos mais variados aparelhos que vão do mais simples, como a maleta domiciliar , aos mais sofisticados microprocessados e até computadorizados.

Toda essa avançada tecnologia contribui para uma resposta efetiva e mais rápida, satisfazendo plenamente o profissional, e, consequentemente o cliente que se submete aos tratamentos tem grandes resultados. 

Aproveitando-se dessas correntes, que tem conceitos baseados na física, foram desenvolvidos no decorrer de estudos eletrônicos voltados para a estética e fisioterapia, novos equipamentos com maior capacidade de aplicação obtendo-se resultados surpreendentes.

A corrente elétrica pode ser contínua ou alternada.

Tipos de correntes utilizadas na estética:

  • Corrente Galvânica

  • Corrente de Alta Frequência

  • Corrente Mista

  • Corrente Farádica

  • Microcorrente

Corrente Galvânica

A corrente galvânica está disponível nas polaridades positiva(+) e negativa(-), assim como as substancias a serem ionizadas.


  • Funções dessa corrente:

    Desincrustação - Limpeza profunda da pele;

  • Ionização - Introdução de substancias ativas dos produtos na pele;

Desincrustação - é a ação de desincrustrar, limpar a crosta que recobre a pele. É fazer uma saponificação mais profunda na pele, liberando o excesso de sebo e sujidades que recobrem e que se incrustam na capa córnea da epiderme.

A Ionoforese ou Iontoforese é a introdução no organismo de determinada substancia química decomposta pela corrente galvânica e os componentes ativos do produto cosmético migram para a intimidade da pele e se fixam nas moléculas dos tecidos, onde exerce sua função.

Corrente de Alta Frequência

É um tipo de corrente alternada de frequência elevada (+ ou - 10.000 Hz) transmitida por intermédio de eletrodos de vidro, os quais conduzem raios de calor, proporcionando diversos efeitos tais como:

  • Térmico;
  • Revitalizante;
  • Cicatrizante;
  • Ionizador;
  • Bactericida;
  • Desinfetante;
  • Anti-inflamatório;
  • Calmante.

A corrente de alta frequência equilibra o pH da pele conforme o eletrodo utilizado.

Seu uso é indicado em todas as limpezas de pele, proporciona melhor absorção de cosméticos nutritivos nos tratamentos de revitalização cutânea, provocando hiperemia e elevação da temperatura local.

Corrente Mista

A corrente mista é a utilização das duas correntes conjugadas, Galvânica e Farádica, as quais trabalham juntas através de eletrodos especiais, como o bipolar(par de esferas).

A finalidade é trabalhar a ionização(penetração das substâncias ativas) e a estimulação(tonificação dos músculos da face em regiões específicas), razão pela qual deve ser aplicada em peles flácidas.Essa corrente visa o rejuvenescimento , estimulando principalmente os músculos orbiculares dos olhos, masseter, zigomáticos e frontal, fazendo um lifting da expressão facial, onde a corrente farádica de forma isolada não é capaz de atingir.

Corrente Farádica

É uma corrente de estimulação muscular, pulsante, despolarizada de baixa frequência e baixa voltagem, caracteriza-se por sua capacidade de excitar nervos periféricos e músculos estriados. Possibilita a contração e a distinção muscular sob controle, dando origem a fenomenos motores, sensitivos ou vasomotores. Para se ter resultados satisfatório, a aplicação da corresnte deve ser feita de forma lenta, respeitando as ações de contração e relaxamento dos músculos proporcionando uma ginástica facial ou corporal.

Microcorrente

É um tipo de corrente galvânica modificada, como o próprio nome já diz (micro) é uma corrente contínua de baixa intensidade, ( que estimula as fibras), utilizando baixíssima amperagem de forma pulsada, promovendo uma tonificação dos tecidos, combatendo a flacidez muscular, amenizando as rugas de expressão da face, pescoço e colo.

A microcorrente acelera a produção de Trifosfato de Adenosina(ATP), sendo essa molécula a grande responsável pela síntese proteica e regeneração tecidual devido a sua participação em todos os processos energéticos da célula.

Através da passagem de ondas elétricas indolores, a microcorrente promove a estimulação do colágeno(aumento da produção de fibroblastos, que são as células que produzem as fibras colágenas, elásticas e reticulares), melhorando a oxigenação e hidratação da pele, diminuindo os sinais de envelhecimento e a flacidez do corpo e da face.

Contra -Indicações das correntes elétricas na estética

  • Cliente com prótese dentária(diminuir a corrente);
  • Clientes com pinos ou placas de metal no corpo;
  • clientes cardíacos ou portadores de marca passo:
  • Hipertensos
  • Clientes com pele sensível;
  • Durante o período de gravidez;
  • Tireoidismo;
  • Estado febril;
  • Peles com eczemas, feridas, queimaduras ou alergias cutâneas;
  • Clientes com câncer de pele
  • Portadores de epilepsia ou patologias neurológicas que contra indiquem aplicações de correntes elétricas.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Perguntas e respostas sobre Carboxiterapia

http://static.portaleducacao.com.br/arquivos/imagens_artigos/21032013110115Carboxiterapia_copy.jpg

O tratamento utiliza o CO2 - anidro-carbônico, um gás atóxico, não embólico e presente normalmente em nosso corpo como intermediário do metabolismo celular. O CO2 puro medicinal é o mesmo utilizado em cirurgia videolaparoscopica (para promover a dilatação abdominal), histeroscopia e como contraste em arteriografias.

Como a Carboxiterapia é realizada?


A Carboxiterapia é um método não cirurgico onde o CO2 é infiltrado no tecido sub-cutâneo através de uma agulha fina (como a de insulina). A partir do ponto de injeção o gás se difunde rapidamente para as áreas adjacentes.

Como e quando surgiu?

Desenvolvida na França nos anos 30 e liderada pelo Dr. Jean Baptiste Romuef através de um estudo de aproximadamente 20 anos. Desde então, vem sendo amplamente utilizada em várias áreas da medicina.


Quais as indicações do uso da Carboxiterapia?



A Carboxiterapia é atualmente utilizada para o tratamento da celulite, da flacidez cutânea, das adiposidades localizadas, de estrias e de cicatrizes inestéticas, além de ser um tratamento complementar à lipoaspiração.

Como funciona?
O gás carbônico é normalmente encontrado em nosso organismo. Em situações de repouso nosso corpo produz cerca de 200 ml/min do mesmo, aumentando em até 10 vezes frente a esforços físicos intensos. A ação farmacológica do anidro carbônico sobre o tecido é promover uma vasodilatação local, com conseqüente aumento do fluxo vascular e da pressão parcial de oxigênio (pO2), havendo redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, resultando em maior quantidade deste disponível para o tecido. Isto resulta na melhora da micro-circulação, da oxigenação dos tecidos (potencialização do efeito Bohr.Uma maior circulaçao sanguínea significa maior fluxo de oxigênio. O aumento do oxigênio é importante pois elimina a formação de fluidos entre as células. O resultado é um menor número de células gordurosas e um subcutâneo mais firme. Quando aplicado em camada mais superficial estimula a síntese de elastina e de colágeno contribuindo para a retração da pele que passará a ter melhor qualidade estética.


Quais são os possíveis efeitos colaterais?

Possíveis efeitos colaterais limitam-se a dor durante o tratamento, pequenos hematomas decorrentes da punção e sensação de crepitação no local e o aumento da pressão parcial que desaparece, em média, em até 30 minutos.Não é necessário fazer repouso ou qualquer outro tipo de precaução, já que você poderá retornar às suas atividades normais ao fim de cada sessão.

Quantas sessões são necessárias?

É possível notar a pele mais saudável, enrijecida e a redução de alguns centímetros nas medidas, normalmente, a partir da quinta a oitava sessão. O tratamento inclui de 10 a 20 sessões, divididas em uma ou duas vezes por semana. A sessão dura de 15 minutos a 30 minutos, dependendo da região.