quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Atuação da Drenagem Linfática



A drenagem reduz a celulite, atenua problemas circulatórios e varizes. Além de ajudar muito no pré e o pós-operatório de cirurgias plásticas.

O nome pode não parecer muito atraente, mas essa é uma massagem que traz grandes benefícios para mulher. E que vem se transformando em uma ótima opção para quem quer se manter em forma e ativar a circulação. Mas, como é que a drenagem linfática atua no nosso organismo?

Como é uma massagem técnica e ritmada ela ativa a circulação, elimina toxinas e nutre os tecidos. A drenagem é feita sobre o sistema linfático e os resultados são visíveis em poucas sessões.

Há dois tipos de drenagem:

Na manual, um profissional especializado trabalha de acordo com as necessidades de cada paciente.

No caso da drenagem mecânica, um aparelho age seqüencialmente, com contrações rítmicas que transportam a linfa para os gânglios.

Eliminando toxinas e ativando a circulação sanguínea, a drenagem combate a celulite, alivia a dor das varizes e ajuda a reduzir o desconforto do período pré-menstrual – em que normalmente estamos mais inchadas e com dores nas pernas. Segundos os cirurgiões plásticos, a massagem é uma grande aliada no pré e no pós-operatório de cirurgias plásticas de abdômen, lipoaspiração, lipoescultura, mamoplastia ou plásticas faciais. Isso porque ela estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas.

O resultado é uma recuperação muito mais rápida. Normalmente, o tempo das sessões da drenagem é de trinta e cinco minutos e o ideal fazer a massagem de duas a três vezes por semana.

Publicado em 28/04/11 e revisado em 21/12/17

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Saiba mais sobre a Acupuntura na Dermato-Funcional


A medicina tradicional chinesa concentra-se na observação dos fenômenos da natureza e no estudo e compreensão dos princípios que regem a harmonia nela existentes. Quando há um desequilíbrio energético entre o Yin e o Yang, surge então a doença.

Caso alguma condição interna ou externa bloqueie o fluxo desta energia, que percorre o corpo em canais de energia, também denominados de meridianos, surgem distúrbios que resultam nas mais diversas patologias, dentre elas a formação de rugas, estrias e até celulite.

O recurso da Medicina Tradicional Chinesa mais utilizado no ocidente é a acupuntura, que trabalha nos canais de energia do corpo favorecendo a prevenção e interrupção do processo de adoecimento. A acupuntura é o método terapêutico que se baseia na estimulação de determinados pontos com agulha ou fogo, a fim de restaurar e manter a saúde.

A acupuntura altera a circulação do sangue e a energia dos canais dos órgãos e vísceras, levando o corpo a uma harmonia de matéria e de energia. Esses efeitos agem sobre o sistema nervoso autônomo e central, assim como o sangue, difundindo o QI, os hormônios, provocando reações de analgesia, aumento ou diminuição das funções orgânicas.

Contudo, a adoção de técnicas tradicionais da medicina chinesa, especialmente das técnicas de acupuntura, apesar de estar em amplo crescimento em todo o país, ainda não é largamente difundida de modo geral, e ainda menos no campo da fisioterapia dermato-funcional. Com o reconhecimento dessa "nova" ferramenta e sua ampla disseminação, a sociedade poderá ser beneficiada pela conquista de uma maior efetividade no tratamento, com a redução dos custos e o aumento do bem-estar da população.

Saiba mais sobre a Acupuntura na Estética fazendo esse curso!



terça-feira, 17 de outubro de 2017

Procedimentos que estimulam produção de colágeno




Muito se tem falado desta proteína que o próprio corpo humano produz: o colágeno, formado por aminoácidos que compõe as fibras de sustentação da pele, garantindo que o corpo funcione bem, de dentro para fora. A deficiência do colágeno acontece através do avanço da idade, estresse ou queda hormonal. Pesquisas demonstram que após os 30 anos, a perda de colágeno é de 1% ao ano e, após os 50 anos, esta produção cai para 35%, em média. O resultado é a redução na elasticidade e hidratação da pele. No entanto, através de um mix de tratamentos estéticos que estimulam a produção de colágeno no corpo é possível melhorar a aparência da pele e, inclusive, retardar o envelhecimento.

Existem três procedimentos que promovem o estímulo do colágeno: radiofrequência, criofrequência e microagulhamento.

A Radiofrequência e a Criofrequência são procedimentos que atingem as camadas mais profundas da pele através do calor. É esse calor que estimula a formação de novas fibras de colágeno e elastina, promovendo a neocolagenase. A diferença de um equipamento para o outro é que a crio, como é também conhecida, traz uma ponteira de resfriamento ultra gelada que, quando aplicada na superfície da pele, preserva o tecido do calor gerado pela radiofrequência, potencializando um estímulo maior da produção de colágeno. Estes dois tratamentos são bem abrangentes e podem trazer diversos benefícios como diminuição de edema, diminuição de gordura localizada, melhora do contorno corporal, diminuição da flacidez e melhora da celulite - no caso da Criofrequência. Já, a Radiofrequência, sem o resfriamento da ponteira, é utilizada para cicatrização de acne, estrias e flacidez. Os dois procedimentos são indicados para casos de flacidez facial e do pescoço, flacidez corporal, gorduras nos braços, abdômen e coxas, gordura localizada no pescoço, braços, costas abdômen e culote, além de celulite. Os resultados são rápidos e podem ser notados logo nas primeiras sessões.

Já o Microagulhamento é uma técnica que reduz a flacidez da pele do rosto e aumenta a produção de colágeno, além de colaborar na redução de manchas, cicatrizes, rugas e marcas de acne. O procedimento é realizado com um rolo que contém microagulhas de tamanhos variados que causam pequenas lesões na pele, estimulando assim a função dos fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno na pele. São esses micro-furinhos que proporcionam uma melhor absorção dos produtos aplicados. Este tratamento é realizado em sessões mensais, com duração de, aproximadamente uma hora. O resultado é notado mais no longo prazo e requer cuidados no home care, ou seja, deve ser feito em casa aplicações de produtos específicos para a pele.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Curso Online de Fisioterapia Dermatofuncional





Descrição do curso:

O curso Fisioterapia Dermatofuncional oferece ao profissional de fisioterapia conhecimentos sobre celulite, flacidez, gordura localizada, obesidade, estrias atróficas e muito mais.

Carga horária: 80 horas

Duração: 30 dias


Conteúdo Programático:

  • Conceito de Dermatofuncional;


  • Ética Profissional;

  • Fisiologia da Pele;

  • Sistema Linfático;

  • Disfunções Estéticas Corporais;

  • Celulite (Hidrolipodistrofia Ginóide);

  • Flacidez;

  • Gordura Localizada e Obesidade;

  • Estrias Atróficas;

  • Queloides e Cicatrizes Hipertróficas.

  • Tratamento Dermato-Funcional;

  • Diafibrólise Percutânea;

  • Tratamentos para as Disfunções Estéticas Corporais;

  • Carboxiterapia; 

  • Subcision;

  • Criotermólise;

  • Endermologia;

  • Vacuoterapia;

  • Estimulação Muscular;

  • Ultrassom;

  • Eletroforese;

  • Eletrolipoforese;

  • Microcorrentes;

  • Eletroporação;

  • Thermacool;

  • Accent Pro;

  • Manthus;

  • Termoterapia;

  • Argiloterapia;

  • Gesso Redutor;

  • Drenagem Linfática.

    Não perca a chance de fazer um curso espetacular, com ótimo conteúdo. 

    Clique na imagem abaixo e tenha todas as informações!

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgz_sKdfW833oqUoPaxJgbEX0tIwNZmP1VrBMEE-UJcrnRKZA9zxz-AjmPrrfCwQ-slHtIp7fYKqYF_38g1UL0cKcUN-xTfKiIhdKAGAi8jO_7T4-vF-CnW7-c1Kko1N9EJbjRir2z-g7Ue/s1600/inscreva-se-no-curso.jpg

    Informações sobre o Curso:

    Produtor: Portal Educação

    quinta-feira, 27 de julho de 2017

    Rugas e eletroestimulação



    Embora não se tenha um consenso de quando ele se inicia, sabe-se que o processo metabólico mais evidente é a diminuição da síntese protéica.

    Entre as alterações morfológicas que ocorrem neste evento podemos citar: aumento da permeabilidade da camada córnea, alteração das fibras colágenas tornando-as mais grossas e das fibras elásticas que ficam menos elásticas, diminuição da substância fundamental, diminuição da função e do número das glândulas sebáceas e sudoríparas, diminuição da gordura do tecido subcutâneo, perda da massa muscular esquelética e atrofia dos melanócitos.

    Por volta da 3ª década de vida ocorre atrofia do tecido adiposo na região masseteriana, levando ao pronunciamento do sulco nasogeniano; redundância da pele palpebral e início da rugas dinâmicas periorbiculares ("pés de galinha").

    Aos 40 anos observa-se acentuação da prega palpebral e rugas orbiculares e frontais.

    Aos 50 anos nota-se aumento das rugas do pescoço e ptose da ponto do nariz. À essas rugas denominamos "rugas gravitacionais".

    No período sexagenário, além das alterações mencionadas, o tecido celular subcutâneo torna-se mais delgado.

    Devemos salientar que essas alterações vem acompanhadas de atrofia muscular dos músculos correspondentes: masseter, grande zigomático, risório, orbital dos olhos, platisma, corrugador e elevador da asa do nariz.

    Além dessas alterações pode-se também observar uma diminuição da espessura dos lábios com aumento das rugas periorbiculares, decorrentes de atrofia do músculo orbital dos lábios, e ptose do supercílio em virtude da fraqueza do músculo frontal. Como pode-se observar as rugas gravitacionais são decorrentes, em grande parte, pela alteração da musculatura esquelética facial, normalmente corrigidas com procedimentos cirúrgicos com resultados variáveis.

    Dentro do campo da fisioterapia estética, pode-se lançar mão de recursos para aumentar o trofismo muscular e diminuir ou prevenir estas alterações. O recurso mais empregado tem sido o uso de eletroestimulação funcional, que utiliza correntes excito-motoras associadas à cinesioterapia, preferencialmente resistida. As correntes excito-motoras mais indicadas são as correntes despolarizadas (bifásicas ou alternadas), pois por não possuírem polaridade definida, não apresentam fenômenos iônicos, não incrementando o galvanismo intra-oral.

    O galvanismo intra-oral é um fenômeno natural que ocorre na cavidade bucal, devido a mesma apresentar pares polares (restaurações de amálgama) e meio eletrolítico (saliva) para condução de corrente. Desta forma cria-se um corrente elétrica na boca.

    O uso de correntes polares incrementa esta corrente, produzindo desprendimento dos íons da restauração, entre eles os de mercúrio.

    As rugas não são decorrentes apenas do processo de envelhecimento, existem também as rugas dinâmicas.

    Publicado em 22/02/12 e revisado em 27/07/17

    quinta-feira, 22 de junho de 2017

    Material: Gravidez sem Estrias

    TENHA UMA GRAVIDEZ LIVRE DE ESTRIAS ​COM MÉTODO SIMPLES E 100% NATURAL


    O Gravidez sem Estrias é um método 100% Natural que vai ajudar a eliminar as estrias do seu corpo, através de receitas elaboradas, testadas e comprovadas.

    Durante a gravidez muitas mulheres ganham peso, e com ele vem as estrias. O método Gravidez sem Estrias irá te auxiliar na eliminação dessas marcas e fazer você se sentir linda e maravilhosa de novo!

    O QUE VOCÊ APRENDERÁ COM O LIVRO

    Você aprenderá sobre os diversos tipos de estrias e saberá usar exatamente o tratamento para cada uma delas.

    Você irá aprender como evitar as Estrias antes, durante e depois da grávidez sem nenhum risco para você ou para o seu bebê, com métodos naturais.

    Você terá em mãos 13 super receitas entre elas, o meu mais SECRETO método usando como base o Ácido Hialurônico, altamente eficaz contra as estrias!

    O que contribui para o aparecimento das Estrias e como se prevenir da maneira correta sem precisar gastar muito dinheiro.

    Clique na imagem para saber o valor do investimento e formas de aquisição.

    Visualizar

    Informações sobre o Produto:

    Criado por MVSV

    Possíveis efeitos das fibroses depois da lipoaspiração




    Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a lipoaspiração é segunda cirurgia estética mais realizada no país, atrás apenas do implante mamário de silicone. Mas ao contrário do que dizem algumas clínicas e médicos não tão bem intencionados, a lipo não é um procedimento simples e milagroso.

    Paralelamente aos riscos de vida e de saúde, há muitos casos em que o resultado estético fica totalmente aquém do esperado. Um dos principais motivos pelo qual isso acontece são as fibroses. Toda cirurgia, incluindo a lipoaspiração, faz com que o corpo desenvolva fibroses, em maior ou menor grau. A fibrose é um edema que se forma no tecido durante o período de cicatrização. Quanto mais gordura o cirurgião retira, mais fibroses aparecem. O tecido da região fica enrijecido e com um aspecto irregular. A gordura foi retirada excessivamente, já perto demais da pele.

    O que muita gente não sabe é que já existe uma técnica que pode ajudar melhorar casos como o da foto. A técnica de Liberação Tecidual Funcional foi desenvolvida especificamente para prevenção e tratamento de fibroses e aderências decorrentes de cirurgias plásticas. Claro que toda lipoaspiração requer drenagem linfática no pós-operatório, mas em casos de fibroses e aderências, tratamentos baseados somente em drenagem linfática são ineficazes. É necessário reorganizar todo o tecido cicatricial.

    Para obter um resultado legal com a lipoaspiração, os pacientes precisam ficar atentos ao tratamento necessário no pós-operatório. Mesmo fibroses menores devem ser eliminadas para que o aspecto final seja bom. E além de fibroses e aderências, é importante também cuidar da flacidez, para não ficar com a pele da barriga caída e com o 'umbigo triste'. Vale lembrar que o corpo demora cerca de seis meses para cicatrizar depois de uma lipo. Porém, quanto antes o tratamento para fibrose começar, mais chances de obter melhores resultados.


    Publicado em 05/03/15 e revisado em 21/06/17

    quarta-feira, 21 de junho de 2017

    Material: Estética Facial - Curso Completo



    Estética Facial - Com esta série de Cursos em Vídeo, você aprenderá técnicas de Maquiagem, Sobrancelhas e Limpeza de Pele.

    Destinado a atender, desde principiantes até profissionais. Aprimore seus conhecimentos, no mercado que cresce exponencialmente, todos os anos: O da Beleza.

    Comprando este curso, você ganha GRÁTIS, um treinamento completo, em vídeo, com o tema: GANHE DINHEIRO COM BELEZA.

    Você compra e baixa todos os filmes em seu computador.

    Pode ver quantas vezes quiser.

    Clique na imagem abaixo, saiba o valor do investimento e as formas de aquisição.


    Visualizar

    Informações sobre o Produto:

    Criado por Treinavideo

    Material: Curso Online de Microagulhamento



    Você pode aprender Microagulhamento  na prática com quem realmente trabalha com isso e irá te acompanhar para esclarecer TODAS as suas dúvidas


    Conheça o Curso Online de Microagulhamento que já ajudou CENTENAS de pessoas.

    Conteúdo:

    Revitalização Facial - Aulas: 2

    Aprenda a preparar a pele da sua cliente para ter um bom resultado no microagulhamento.

    Corporal - Aulas: 6

    Aprenda a diminuir estrias e o grau de celulite utilizando corretamente o microagulhamento.

    Fatores de Crescimento - Aulas: 1

    Você irá aprender tudo sobre os fatores de crescimento, o grande segredo do microagulhamento.

    Aulas ao Vivo

    Aulas: 4 - Participe de aulas periódicas ao vivo onde você poderá esclarecer todas as suas dúvidas na hora.

    Facial - Aulas: 6

    Diminua rugas, cicatrizes de acne, linhas de expressão e ofereça uma nova pele para o rosto da sua cliente.

    Capilar -  Aulas: 3

    Saiba como tratar a calvície através de uma técnica exclusiva e consiga bons resultados com o crescimento de novos fios.

    Mãos - Aulas 1: 4h 35m

    Obtenha bons resultados no rejuvenescimento das mãos.

    Webinários - Aulas: 2

    Tenha acesso a todos os webinários que já foram realizados, gravados e disponíveis dentro do curso


    O que esse curso tem de tão especial?

    1. O CURSO É 100% ONLINE E VOCÊ PODE ASSISTIR ONDE E QUANDO QUISER

    Todas as aulas estão gravadas e armazenadas em uma plataforma de estudos online com toda segurança. O seu acesso é PARA SEMPRE e você poderá assistir as aulas de onde quiser, quando quiser e quantas vezes quiser.

    2. AS AULAS FORAM GRAVADAS A PARTIR DE TRATAMENTOS REAIS

    Todas as aulas foram gravadas com sessões de microagulhamento em clientes reais, você poderá acompanhar a preparação da pele para o microagulhamento em diversas situações, tais como Facial, Corporal, Estrias, etc.

    3. TODAS AS VÍDEO AULAS SÃO COMENTADAS E DESCREVEM O PROCEDIMENTO PASSO A PASSO

    As aulas práticas do Curso Online de Microagulhamento foram gravadas em detalhes e cada etapa é explicada passo a passo para que você possa aprender a realizar o microagulhamento com segurança e eficácia.

    4. ALÉM DO CURSO VOCÊ TERÁ ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO E SUPORTE

    Além de poder assistir todas as aulas do Curso Online de Microagulhamento sem nenhuma restrição de tempo, você irá participar de aulas ao vivo periodicamente e também irá contar com o meu suporte através do nosso Grupo no Facebook, Email e WhatsApp. Esse acompanhamento personalizado está fazendo a diferença nesse curso.



    Visualizar


    Informações sobre o Produto:


    Criado por Esteticista como você

    terça-feira, 20 de junho de 2017

    Material: Curso de Neve Carbônica




    DESCUBRA Como a Neve Carbônica Pode Aumentar Em 5x Seus Resultados
    no Tratamento de Pele!

    A neve carbônica é uma técnica para Tratamento Definitivo de Acne, Manchas, Oleosidade de Pele e Queda Capilar.

    Procedimento bastante antigo, mas que foi esquecido pelas esteticistas, e o curso foi criado especialmente para elas, para que possam ter 5x mais resultados em seus tratamentos de pele, em poucas Sessões.

    CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO



    Você receberá gratuitamente um certificado digital por ter participado do curso de Neve Carbônica. O certificado poderá ser usado como carga horária em faculdades.



    Não deixe essa oportunidade passar e domine essa técnica

    Visualizar

    Informações sobre o Produto:

    Criado por Marcia Arieta

    segunda-feira, 19 de junho de 2017

    Material: Curso de Estética Facial



    O rosto é como um cartão de visitas, quando mal cuidado, pode passar uma imagem negativa da pessoa e gerar problemas sociais e emocionais.

    Por outro lado, o rosto bem cuidado pode, comprovadamente, gerar uma sensação de bem-estar e abrir oportunidades diversas.

    Neste Curso de Estética Facial você conhecerá quais são os cuidados necessários ao rosto, para atingir e manter um aspecto saudável.

    Aprenderá também sobre como os alimentos influenciam na saúde da pele e em quais alimentos encontramos os nutrientes essenciais para ela.

    É um material excelente. Saiba o valor do investimento e formas de pagamento clicando abaixo


    Visualizar

    Informações sobre o Produto:

    Criado por Fabricio Henrique de Carvalho

    segunda-feira, 12 de junho de 2017

    Uso do Ultra-som terapêutico na Celulite



    O fibro edema gelóide (FEG), a celulite, é considerada uma patologia multifatorial, porque existem vários fatores predisponentes, em que o ultra-som é um dos recursos bastante utilizado no tratamento dessa patologia, e a eficácia do tratamento vai depender de alguns fatores que existem como por exemplo o grau em que se encontra o FEG, alimentação balanceada, o hábito de praticar alguma atividade física, onde tudo isso pode está ajudando na evolução do tratamento, além da associação ao uso da fonoforese, podendo obter um resultado mais eficaz.

    A utilização do ultra-som é importante em todos os estágios do fibro edema gelóide, onde  para conseguir alcançar o objetivo desejado, deve escolher a frequência de 3Mhz para maior absorção do tecido subcutâneo e depois escolher a potência de emissão em torno de 0,8 até 1,0w/cm2.

    O ultrassom estético é feito usando uma máquina diferente do ultrassom para uso médico, que normalmente são pequenos e de fácil transporte. Cada tecnologia é indicada para um fim:

    O ultrassom estético não focado é indicado para o tratamento de celulite, mas normalmente aliado a outras tecnologias.

    Já o ultrassom estético focado é dividido em dois tipos. O ultrassom de alta potência é capaz de penetrar 15 mm na pele, e é indicado para o tratamento da gordura localizada, por atuar de forma mecânica, comprimindo e "puxando" as células adiposas alternadamente, o que faz com que elas se quebrem. Alguns aparelhos inclusive usam outras tecnologias aliadas, como a radiofrequência e infravermelho.

    O ultrassom focado de baixa frequência costuma penetrar até 4 mm da pele, e atua apenas criando vibrações nas células da pele. Quando elas vibram, provocam aumento do calor, e com isso o colágeno é estimulado. Isso ajuda a reduzir a flacidez da pele do rosto e pescoço.

    Entretanto, existem duas formas de aplicação do ultra-som, que são a forma isolada ou combinada. A forma combinada pode ser a utilização da fonoforese, em que utiliza no gel de acoplamento um fármaco ativo potencializando os seus efeitos. O ultra-som tem efeito mecânico, onde as ondas vão gerar um aumento de pressão dentro dos adipócitos, fazendo com que essas células se rompam, e os resultados possam ser mais eficazes.

    No entanto, a principal aplicação do ultra-som terapêutico (UST), está relacionado com alguns fatores como: a produção de hiperemia, a analgesia, a antiflogística, o aumento da extensibilidade dos tendões, facilitar a reabsorção de edemas, a eliminação de macronódulos e do aspecto de casca de laranja no FEG, a correção da isquemia em áreas lipodistróficas e a melhora do metabolismo lipídico com o aumento da lipólise

    sexta-feira, 28 de abril de 2017

    Saiba mais sobre Neve Carbônica


    A Neve Carbônica é um procedimento usado como coadjuvante no tratamento da Acne e possui um notável efeito descongestionante. A técnica consiste em uma máscara a base de gelo seco e componentes indicados para o controle da oleosidade, os quais possuem efeitos anti-inflamatórios e bactericida.

    Conheça o curso de Neve Carbonica

    Trata - se de um tratamento especial para as peles oleosas e com acne ou manchas do acne. O produto contêm enxofre e Nitrogênio Líquido CO2 ou gelo seco, onde, preparados em conjunto formam uma pasta com propriedade secativa, anti-inflamatória e realiza uma  renovação celular gradativa na pele danificada pela Acne.

    Este tratamento é realizado pelas esteticistas e tem como finalidade principal regenerar as sequelas do acne. Para atingir tal objetivo, este tratamento passa pelos processos de cicatrização das infecções cutâneas e de renovação celular.

    O tratamento tem efeito de um peeling superficial , afinando e clareando a pele, fazendo uma renovação celular.

    O tratamento de neve carbônica é feito através do gelo seco e substâncias ativas cicatrizantes ,que vão eliminando a oleosidade da pele ,amenizando as infecções cutâneas.


    Livre de vírus. www.avg.com.

    segunda-feira, 24 de abril de 2017

    9 fatores que levam a ter estrias na Gestação




    Se você me perguntar porque as estrias podem ser comuns na gravidez, eu te responderia imediatamente que elas surgem normalmente nas áreas sujeitas a contínuo e progressivo esgarçamento, como é o caso da região abdominal durante a gravidez.

    Como emagrecer depois da gestação?

    Nutrição para Gestantes

    Mas será que há alguma coisa além disso que favorece esse aparecimento? Embora o principal fator de risco seja esse rápido crescimento do volume da região abdominal, há outros fatores que podemos ressaltar, como:

    Alterações hormonais naturais da gestação – hormônios como estrogênio, cortisol, relaxinas e outros tornam as fibras elásticas da pele mais frágeis, facilitando o seu rompimento quando sujeitas a grandes distensões.

    Tendência familiar para formação de estrias
    – há um claro componente genética na formação das estrias durante a gravidez. Mulheres que apresentam história familiar de estrias, principalmente striae gravidarum, apresentam um maior risco de desenvolverem moderadas a graves estrias na gravidez.

    Idade da gestante – 
    mulheres mais novas (com menos de 25 anos) têm uma pele mais "firme", apresentando maior facilidade de rompimento das fibras elásticas. Quanto mais jovem for a gestante, maior será o risco de desenvolvimento de estrias. Gestantes acima de 30-35 anos têm um risco bem mais baixo.

    Primeira gestação
    – o risco de aparecerem estrias é muito maior na primeira gravidez que nas gravidezes subsequentes. Após uma primeira gestação, a pele já se encontra mais flácida e mais apta a distender-se novamente. A gestante também  costuma estar, pelo menos, dois ou três anos mais velha que na primeira gravidez.

    Peso do feto
    – quanto maior for o crescimento da barriga na gestação, maior será a esgarçamento da pele e, consequentemente, maior será o risco de aparecerem estrias. Por isso, o tamanho do bebê é um fator de risco relevante. Por motivos óbvios, uma gravidez gemelar também aumenta muito as chances de surgirem estrias.

    Ganho de peso na gravidez
    – quanto maior for o ganho de peso na gravidez, maior será o risco de surgirem estrias.

    Etnia da gestante
    – grávidas de etnia não-branca apresentam um maior risco de desenvolverem estrias na gravidez.

    Existência de estrias antes da gravidez
    – mulheres que mesmo antes de estarem grávidas já se mostram propensas a desenvolverem estrias, principalmente na barriga e nos seios, apresentam elevado risco de terem striae gravidarum.

    Ao ler esses fatores, você já sabe que não existe tratamento totalmente efetivo para as estrias. Porém, há algumas técnicas que podem ajudar a amenizar os efeitos das estrias. Clique aqui e conheça algumas técnicas.

    Até a próxima!

    quinta-feira, 20 de abril de 2017

    Linfoterapia na Oncologia




    Em l952, GERTRUDE BEARD definiu a massagem como manipulação dos tecidos moles do corpo, com o propósito de produzir efeitos locais e gerais, atuando nos sistemas muscular, nervoso, respiratório e circulatório (sangüíneo e linfático).

    Reconhecido como o pai da drenagem linfática, EMIL VODDER, inicialmente doutor em Filosofia, depois Fisioterapeuta, entre l932 e l936 interessou-se pelos trabalhos e pesquisas de ALEXIS CARREL.

    Em 1912, Alexis Carrel ganhou o Prêmio Nobel por ter conseguido a surpreendente experiência de manter células de frango vivas, ao renovar regularmente o líquido linfático em que estavam mergulhadas. Intrigado, então, pelo sistema linfático e seguindo sua intuição, durante o tratamento de um paciente com sinusite, Vodder divulgou, em Cannes, um método completo e original: a drenagem linfática. Esta foi então descrita como movimentos em círculos, efetuados com suavidade e de forma rítmica, com o objetivo de tratar patologias diferentes e reabsorver os edemas.


    Hoje, a drenagem linfática manual adquiriu um lugar de destaque no tratamento de edemas e linfedemas. A Sociedade Internacional de Linfologia reconhece e adota, em consenso, a Fisioterapia Complexa Descongestiva combinada à drenagem linfática manual, bandagens compressivas, exercícios terapêuticos e contenções elásticas. A fisioterapia para o edema e o linfedema baseia-se sempre nos princípios fisiológicos do sistema linfático e, no Brasil, recebe o nome de LINFOTERAPIA.

    Prevenção do Linfedema

    Vários aspectos do linfedema, poderão ser minimizados ou eliminados com a intervenção precoce da fisioterapia, principalmente através da cinesioterapia específica, associada à técnicas de linfodrenagem manual e aos cuidados gerais profiláticos.

    A cinesioterapia é um fator preventivo do linfedema, pois, adquirindo a amplitude normal dos movimentos em todos os eixos, evita-se aparecimento de aderência, fibrose e retrações; diminui-se a dor; mantém-se estimulada a absorção e transporte linfáticos.

    Não se discute mais, hoje em dia, qual a melhor técnica de linfodrenagem manual. A massagem já mostrou sua eficácia em estimular a circulação linfática através de vários métodos, desde a microscopia eletrônica até a linfocintigrafia.

    O paciente tem que ter uma participação ativa e compreensão de todas as razões quanto às orientações passadas pelo Fisioterapeuta. Estas são as condições mais importantes para que se tenha resultados positivos na profilaxia do lindedema.

    É necessário mostrar ao paciente os fatores que favorecem o aparecimento do linfedema e aqueles que o agravam, para que se tenha uma colaboração adequada e conscientização do tratamento proposto. É importante a participação dos familiares com o objetivo de auxiliar na compreensão e aceitação do tratamento.

    Linfoterapia

    A Linfoterapia é a técnica mais empregada e, atualmente, é a que obtém melhores resultados no tratamento e prevenção do linfedema. Baseada essencialmente na fisiopatologia do sistema linfático e acrescentando as experiências e conhecimentos mundiais mais atualizados em Linfologia, utiliza vários recursos fisioterápicos como: linfodrenagem manual, enfaixamento compressivo funcional, cinesioterapia específica, cuidados com a pele, automassagem linfática e uso de contenção elástica.

    No linfedema da Fase I, empregam-se apenas a automassagem e os cuidados com a pele, enquanto nos linfedemas mais graves (Fases II, III e IV) todos os recursos são utilizados no tratamento, que é, então, dividido em duas fases.

    A primeira fase da linfoterapia é intensiva, com frequência diária ou em dias alternados das terapias, e tem como principal objetivo a redução máxima do volume do linfedema e conseqüente melhora da estética e função do membro. Empregam-se os cuidados com a pele, a linfodrenagem manual, o enfaixamento compressivo funcional, a automassagem e a cinesioterapia.

    A segunda fase tem como objetivo manter pelo máximo de tempo possível a melhora conseguida na primeira fase, e por isto é denominada fase de manutenção. Utiliza como recursos a automassagem linfática, os cuidados com a pele, a cinesioterapia, a contenção elástica de uso contínuo e, quando necessário, a linfodrenagem manual e o auto-enfaixamento.


    No consenso mundial atual, conclui-se que somente a combinação da linfodrenagem manual, exercícios e enfaixamento compressivo seja eficaz para a melhora do linfedema. Estudos recentes, realizados através da linfocintigrafia, com injeção de colóides marcados com tecnécio-99, demonstram os efeitos da linfodrenagem manual e da cinesioterapia com o enfaixamento compressivo, observando-se uma melhor captação do radiofármaco, assim como melhora da reabsorção linfática e um aumento da velocidade do fluxo linfático.

    Princípios Fisiológicos

    A massagem de linfodrenagem é uma técnica complexa, representada por um conjunto de manobras muito específicas, que atuam basicamente sobre o sistema linfático superficial, visando drenar o excesso de líquido acumulado no interstício, nos tecidos e dentro dos vasos, através da anastomoses superficiais linfo-linfáticas axilo-axilar e axilo-inguinal. Uma outra atuação é no sentido de dissolver fibroses linfoestáticas que se apresentam em linfedemas mais exuberantes.

    As manobras são lentas, rítmicas e suaves, devendo sempre direcionar sua pressão obedecendo o sentido da drenagem linfática fisiológica. Para que o objetivo da drenagem da linfa estagnada seja atingido, é imprescindível obedecer a uma seqüência específica de regiões do corpo onde as manobras são executas. Numa sessão de linfodrenagem, ocorrem dois processos: evacuação e captação.

    O primeiro processo a ser realizado é o de evacuação, que libera as vias linfáticas das regiões adjacentes à zona edemaciada, ou seja, as regiões que receberão todo o líquido drenado. A linfodrenagem manual sempre é iniciada numa região corporal que esteja livre do linfedema, mas que deve ser evacuada, liberada e suas vias linfáticas têm que ser estimuladas para aumentar seu fluxo, aumentar a motricidade do linfangion, podendo assim receber um volume maior de líquido vindo da região edemaciada.

    Somente após a realização da evacuação é que se executa a captação, designada por um conjunto de manobras aplicadas sobre a região afetada, visando drenar e absorver o líquido acumulado no interstício. A captação só é iniciada quando, na palpação, observa-se um amolecimento da região afetada com uma diminuição do volume nas regiões mais próximas, significando que parte do líquido do linfedema já fluiu, já foi evacuado. Muitas vezes, nas primeiras sessões de massagem, só se realiza a evacuação e não se massageia a região afetada diretamente, pois ela ainda está muito congestionada e seria inútil tentar agir sobre vasos linfáticos ingurgitados, enquanto parte deste líquido não fluir para vias linfáticas mais livres. Com o sistema linfático e o linfedema, o processo é o mesmo. Grandes coletores estão congestionados, assim como os capilares e o interstício estão repletos de linfa. A linfodrenagem manual estimula vias já existentes, e normalmente inativas, acelerando a condução linfática. A manutenção de um rítmo contínuo e lento é fundamental para que a linfa seja absorvida e conduzida gradativamente, de forma progressiva e harmônica.

    Tratamento do Linfedema

    Sendo patologia crônica, é preciso, em primeiro lugar, reduzir o volume da região afetada, evitar processos inflamatórios ou infecciosos que agravariam o problema e, depois, manter o linfedema sob controle, utilizando recursos terapêuticos de manutenção. Não basta um tratamento medicamentoso: é preciso melhorar ou restabelecer a circulação linfática da região afetada e drenar o líquido congestionado.

    Na busca de ações terapêuticas mais eficientes e menos agressivas, a Linfologia mundial chegou à Fisioterapia que, utilizando recursos mecânicos locais e cuidados específicos, consegue não só melhorar como manter a função da circulação linfática, além de prevenir recidivas de infeções.

    Atualmente, de acordo com o Documento de Consenso do Comitê Executivo da Sociedade Internacional de Linfologia, divulgado em l995, o linfedema tem como principal terapêutica a Fisioterapia Complexa Descongestiva que, quando necessária, pode ser acompanhada de tratamento medicamentoso, principalmente antibióticos no caso de infeções.

    Manobras de Linfodrenagem

    Linfodrenagem Manual


    Sabe-se que as vias linfáticas da pele e do tecido subcutâneo não possuem uma direção de fluxo definida, isto é, esses capilares não são valvulados como os coletores linfáticos mais profundos. O sentido do fluxo linfático superficial depende de forças externas ao sistema linfático, como a contração muscular, os movimentos ativos e passivos e a massagem.

    Na ocorrência de uma obstrução dos vasos profundos, os linfáticos superficiais tentam transportar a linfa e restabelecer o equilíbrio da drenagem linfática. A massagem produz o aumento da absorção, transporte e fluxo linfáticos superficiais, deslocando a linfa mais rapidamente. A massagem estimula pequenos capilares que se encontram inativos e aumenta a motricidade da unidade linfática, o linfangion.

    Cinesioterapia

    A cinesioterapia é fundamental, principalmente na primeira fase, quando se objetiva a redução do linfedema e o membro permanece sob compressão das ataduras. As pressões das contrações musculares, somadas à contrapressão do enfaixamento, estimulam o funcionamento linfático, aumentando tanto a absorção da linfa no interstício como a atividade motora dos linfangions e o peristaltismo dos vasos linfáticos e veias, potencializando a circulação de retorno.

    As contrações musculares mais indicadas são as isodinâmicas realizadas com movimentos ativos repetitivos na máxima amplitude possível. As mobilizações tissulares, associadas às pressões musculares, são estímulos mecânicos indispensáveis para melhorar a tonicidade dos capilares linfáticos. A falta de mobilização do membro linfedematoso deve ser evitada, pois altera significativamente os mecanismos de evacuação da linfa nas vias existentes ou nas anastomoses linfo-linfáticas, favorecendo a estase linfática e provocando a perpetuação do edema.

    Enfaixamento Compressivo

    É um recurso de primordial importância, pois ele não só mantém como incrementa a melhora da absorção e fluxo linfáticos conseguidos com a linfodrenagem prévia. Deve sempre ser funcional, de modo a permitir a realização de todos os movimentos diários e da cinesioterapia orientada. A pressão exercida pelo enfaixamento é maior na região distal, diminuindo à medida que se aproxima da raiz do membro. É importante respeitar também as condições tróficas da pele.
    Contenção Elástica

    Os efeitos da contenção na circulação de retorno promovem uma modificação na hemodinâmica em nível venoso, linfático e tissular.

    Nos casos em que o paciente apresente linfedema de membro superior, Fases II, III ou IV, esta contenção deve ser contínua e só deve ser retirada para cuidados com a higiene. Tomando como base a Teoria de Starling, compreende-se a razão de seu uso ininterrupto.


    Conclusão

    Conclui-se que o processo de evacuação visa transportar e remover a linfa que ocorre longe da região do edema.

    As manobras realizadas facilitam o processo de evacuação, proporcionando um aumento na motricidade do linfangion e no fluxo linfático dessa região, que deve receber o líquido vindo da zona afetada. Esses efeitos, por sua vez, produzem uma aspiração da linfa em direção centrípeta.

    O processo de captação tem por objetivo a absorção do líquido do edema e ocorre nos capilares linfáticos iniciais, e nos espaços tissulares da região comprometida pelo linfedema. As manobras realizadas na zona edemaciada facilitam o processo de captação, aumentando a absorção do líquido excedente pelo aumento da permeabilidade capilar e pelas alterações da pressão em nível intersticial e nas paredes capilares (arterial, venosa e linfática).


    A linfodrenagem, para ser eficiente, deve ser iniciada sempre pelas manobras que facilitem a evacuação. Essas manobras, realizadas inicialmente nas proximidades das duas regiões ganglionares íntegras mais próximas do segmento infiltrado, tem por objetivo descongestionar as vias linfáticas, deixando-as aptas a receber um maior volume de líquido excedente, que será posteriormente absorvido na região edemaciada, quando da realização das manobras de captação.


    Bibliografia


    Brentani, M.M; Coelho, F.R.G. Bases da Oncologia: Editora Lemar, 1998.

    Camargo, Angela Colliri; Marx, Angela Gonçalves. Fisioterapia no edema linfático. 2.ed.

    São Paulo: Ed. Paramedi Editorial. 1980

    - Reabilitação física no câncer de mama. São Paulo: Editora Roca, 2000.

    Ornellas, Carlos. Apostila do curso de drenagem Linfática. 


    Dr.ª Ana Cristina Ramos Madruga é formada em Fisioterapia. Sendo, Pós-Graduada em Fisioterapia Neurológica com Docência Superior e com Pós-Graduação em Acupuntura pela Academia Brasileira Artes e Ciência Oriental.

    Publicado em 12/01/12 e revisado em 20/04/17

    quinta-feira, 30 de março de 2017

    Tipos de Flacidez






    Há dois tipos de flacidez: a dérmica e a muscular.

    A flacidez dérmica surge como resultado da diminuição da produção das fibras colágenas, elásticas e silício causada pelo próprio processo de envelhecimento. Porém, vários fatores contribuem para acelerar este processo: fumo, sedentarismo, gravidez, distúrbios hormonais, obesidade e emagrecimento em curto espaço de tempo. Dentre os tratamentos, utilizamos a microcorrentes, massagem e cosmetologia.

    A flacidez muscular é causada pela diminuição ou ausência de movimento, de modo que, o único tratamento é através de contrações musculares, sendo que os exercícios ativos são melhores, pois também melhoram a condição cardio-vascular, mas na fisioterapia também são utilizados equipamentos de estimulação elétrica.

    Esse ultimo tipo de flacidez tem atuação constante da Fisioterapia Dermato Funcional, que atua com diversos recursos!

    Eletroterapia na estética facial: microcorrentes


    A microcorrente pode ser definida como um tipo de eletroestimulação que utiliza correntes com parâmetros de intensidade na faixa dos microampéres, de baixa freqüência, podendo apresentar correntes contínuas ou alternadas. Também é chamada de MENS (Micro Electro Neuro Stimulation).

    O objetivo da técnica é promover a revitalização cutânea, melhorando a flacidez muscular, elasticidade, a viscosidade e o brilho da pele, que ocorre devido à formação de um campo bioelétrico natural, que promove revitalização celular.

    A polaridade dos tecidos não-excitáveis tem sido documentada nas últimas décadas. Todas as funções e atividades do corpo envolvem de alguma forma a eletricidade. Segundo Okuno (2006, apud Borges, 2006), o conhecimento dos fenômenos elétricos é importante para uma melhor compreensão dos complexos processos físicos e químicos que caracterizam a vida.

    O conhecimento da bioeletricidade celular é fundamental na compreensão de diversos fenômenos que envolvem a eletroterapia. Sabe-se que existe um sistema de comunicação denominado sinalização. Um sinal é uma informação codificada, que não pode ser liberada do sinal se não existir um meio de reconhecer o formato e a leitura do código. Segundo Charman (2006, apud Borges, 2006), a hipótese relativa aos vários aspectos da bioeletricidade é que as células podem receber, decodificar e agir sobre sinais elétricos, magnéticos e acústicos. Esta bioeletricidade é a base em que se apóiam as várias teorias do sinal elétrico ou magnético interagindo entre as células.

    Quando a atividade elétrica endógena do organismo é considerada, é pertinente a hipótese de que as estimulações elétricas ou eletromagnéticas, quando aplicadas externamente ao corpo, possam desencadear alterações em nível celular que intensificam o processo de cicatrização.

    De acordo com Robinson e Snyder-Mackler (2001, apud Borges, 2006), o modo normal de aplicação dos aparelhos de micrecorrentes ocorre em níveis que não se consegue ativar as fibras nervosas sensoriais subcutâneas, e o resultado disto é o cliente não sentir o formigamento que a corrente galvânica favorece.

    O plano de atuação das microcorrentes é profundo, podendo atingir um nível muscular, e apresenta-se com imediata atuação no plano cutâneo e subcutâneo.

    Efeitos Fisiológicos:

    Restabelecimento da bioeletricidadetecidual: pesquisas mostraram que um trauma afetaria o potencial elétrico das células do tecido lesionado. Inicialmente o loca atingido teria uma resistência maior do que os tecidos próximos à lesão da corrente. A aplicação das microcorrentes em um local lesionado pode aumentar o fluxo da corrente endógena. Isto permite à área traumatizada recuperar sua capacidade, ocorrendo um processo de cura.

    Síntese de ATP: noventa por cento do total de ATP, utilizados nos trabalhos celulares são transformados durante o metabolismo da glicose, com a energia liberada pela oxidação subseqüente dos átomos de hidrogênio liberados durante a glicólise.

    Toda energia acumulada será armazenada nas mitocôndrias, também denominadas "poços de energia" celular, e definidas como uma organela intracelular composta de várias membranas, sendo responsável por todas as reações do metabolismo aeróbico que utiliza esta forma de combustível. Dentro desta estrutura celular, existe uma combinação de várias enzimas especiais que transportam os íons de hidrogênio liberados pela degradação metabólica da glicose e gordura. Estes íons fluem através da membrana celular, dando origem à Adenosina Trifosfato (ATP), principal fonte de energia química.

    A microcorrente atua diretamente no organismo, aumentando a síntese de ATP e eleva o seu aumento em até 500%.

    Aumento do transporte de membranas: em virtude do aumento da produção de ATP ocorre a intensificaçaodo transporte ativo através da membrana

    Transporte ativo de aminoácidos: segundo Guyton (2001, apud Borges, 2006), as moléculas de praticamente todos os aminoácidos são demasiadamente grandes para sofrerem difusão através das membranas celulares. Então, o único meio de transporte significativo desta substância para o interior da célula é através do transporte ativo. Este mecanismo de transporte ativo depende diretamente da energia liberada pelas moléculas de ATP, e o aumento de ATP disponível para a célula aumenta o transporte de aminoácidos e, conseqüentemente, aumenta a síntese de proteínas.

    Ação no Sistema Linfático: uma pequena quantidade de proteínas plasmáticas vaza continuamente através dos poros capilares para o líquido intersticial ( entre os tecidos). Se não forem devolvidas ao líquido circulante, a pressão coloidosmótica do plasma cairá a volumes demasiadamente baixos, o que fará que se perca grande parte do volume sanguíneo para os espaços intersticiais. Uma importante função do sistema linfático é a de devolver as proteínas plasmáticas do líquido intersticial à circulação do sangue. Ocasionalmente, ocorrem anormalidades no mecanismo das trocas líquidas nos capilares que resultam em edema, caracterizado pela passagem excessiva de líquido para fora do plasma e para o líquido intersticial, com a conseqüente tumefação dos tecidos. Entre as várias causas desse fenômeno está o bloqueio do sistema linfático, que impede o retorno da proteína, do interstício para o plasma, fazendo que a concentraçãode proteínas plasmáticas caia a volumes muito baixos, enquanto a concentração de proteína no líquido intersticial aumenta muito. Estes dois fenômenos, isolados ou em conjunto, produzem a transudação excessiva de líquido para os tecidos.

    A microcorrente aumenta a mobilização de proteínas para o sistema linfático, pois quando são aplicadas em tecidos traumatizados, as proteínas carregadas são postas em movimento, e sua migração para o interior dos tubos linfáticos tornam-se acelerada. A pressão osmótica dos canais linfáticos é aumentada, absorvendo o fluído do espaço intersticial.

    O método utilizado pela microcorrente é totalmente indolor e não invasivo, onde a aplicação é feita através de massagem agradável e relaxante, com canetas e cotonetes em suas pontas, funcionando em três etapas: na primeira promove o aumento do metabolismo, liberando íons de cálcio que deflagram o incremento no transporte de membranas, aumentando a circulação arterial, venosa e linfática, maior reabsorção de líquidos estagnados no interstício e eliminação de toxinas, aumentando a produção de ATP e transporte de aminoácidos.

    Na segunda etapa realiza pinçamento dos sulcos, vincos e da musculatura, visando o encurvamento muscular com restabelecimento da tonicidade facial.

    Na terceira etapa o objetivo é introduzir com auxílio da miocrocorrente um produto ionizável (técnica que facilita a penetração de substâncias ativas dos cosméticos através da pele).

    Indicações:

    _ Cicatrizes;

    _ Pós-operatórios;

    _ Rejuvenescimento;

    _ Flacidez tissular;

    _ Recuperação de queimaduras;

    Contra indicações:

    _ Cardíacos portadores de marca-passo ou cardiopatias congestivas;

    _ Uso de prótese metálica;

    _ Portadores de neoplasia;

    _ Patologias circulatórias tipo flebite, trombose;

    _ Renais crônicos;

    _ Gestantes em qualquer idade gestacional;

    _ Processos inflamatórios e infecciosos;

    _ Sobre a pele anestésica ( sem sensibilidade);

    _ Epilepsia ou patologias neurológicas que contra indiquem aplicação de corrente elétrica.

    Referências:

    BORGES, Fábio dos Santos. Modalidades terapêuticas nas Disfunções Estéticas. São Paulo: Editora Phorte, 2006.


    quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

    Fisioterapia na Gestação


    Durante a gestação o corpo da mulher passa por uma série de modificações ao longo dos meses sendo necessária adaptação às novas condições físicas.

    A Fisioterapia Obstétrica se baseia em promover uma melhor adaptação da mulher às mudanças do seu corpo no período de gestação, preparando todas as suas estruturas para o momento mais sublime da vida.

    Objetivos:
    - Melhorar a postura durante a gravidez e após o parto.
    - Ajudar a gestante a melhorar a percepção corporal e a manter a auto-estima.
    - Fortalecer o assoalho pélvico.
    - Contribuir para o trabalho de parto, expulsão e atividades pós-natais- Prevenção e tratamento de incontinência urinária
    - Minimizar transtornos como pernas inchadas, dores nas costas, varizes, etc.
    - Fortalecer os braços para os cuidados com o bebê.
    - Tratamento pós-gestacional, com exercícios específicos para essa época

    Técnicas utilizadas
    - Alongamentos;
    - Drenagem linfática especializada em gestantes
    - Relaxamento;
    - Hidroterapia;
    - RPG adaptado na gravidez;
    - Pilates;
    - Exercícios respiratórios;
    - Exercícios para o períneo (Kegel);
    - Exercícios na bola terapêutica;


    Exercícios para gestante

    Os exercícios para a mulher grávida podem ser iniciados desde o 1º trimestre gestacional, com exercícios respiratórios, relaxamento e orientação postural.

    A partir do 2º trimestre inicia-se então a ginástica propriamente dita, com exercícios de alongamento, fortalecimento, posturas tanto estática quanto a mudanças de decúbito, exercícios respiratórios que irão ajudá-las na preparação do parto.

    São os seguintes exercícios de base mais importantes para a gestante:

    1) Exercícios para o metabolismo: tem por finalidade de estimular a irrigação sangüínea e do metabolismo, efetuados com movimentos isotônicos e de grande amplitude (das mãos, antebraços, pés e das pernas), chamados exercícios de elasticidade.

    2) Exercícios de flexibilidade: para relaxar os músculos das costas, abdômen e do assoalho pélvico, praticados por pequenos movimentos de extensão, flexão e rotação do tronco, em várias posições.

    3) Exercícios para o abdômen e assoalho pélvico: para favorecer sua capacidade de contração e relaxamento (a alternância isométrica da tensão e do relaxamento) para que possa auxiliar durante os períodos de dilatação e expulsão.

    4) Natação e hidroginástica: os exercícios dentro d'água proporcionarão alongamento da musculatura das pernas, assoalho pélvico e panturrilha.

    5) Exercícios respiratórios: assim como os exercícios de alongamento e fortalecimento são importantes, os exercícios respiratórios têm fundamental importância para a gestante, pois acalma durante o período de dilatação. O trabalho vigoroso dos músculos abdominais durante o período de expulsão requerem não somente condições psíquicas, mas igualmente físicas.

    Tipos de respiração: respiração: torácica, respiração diafragmática, apnéia, hiperventilação — contra indicada.

    Exercícios físicos que a gestante poderá fazer

    Movimente-se. A gravidez, o parto e o aleitamento exigirão muito de seu corpo, por isso quanto melhor for o seu estado físico, melhor será a sua gestação e o parto.

    Quando você sentar, parar e caminhar. Faça-o corretamente com a coluna sempre reta, evitando dores provocadas pela má postura.

    Quando precisar pegar objetos no chão, mexer em gavetas próximas ao chão agache-se (de cócoras) ou encoste os dois joelhos no chão, sempre com a coluna reta.
    Com exercícios, você poderá recuperar sua forma normal mais rápido depois do parto.

    Consulte seu médico ou a equipe do pré-natal sobre os exercícios que pretende fazer, antes de começá-los. Com a autorização médica você poderá seguir estas sugestões:

    a)nunca faça um movimento que lhe produza dor, isto significa que o movimento está errado.

    b)se você não fazia exercícios antes da gravidez, não deve iniciá-los agora. Procure caminhar, pelo menos 20 minutos por dia, sempre que possível, não se esquecendo de manter a coluna reta.

    c)há exercícios que podem ser feitos com você sentada de uma cadeira e que melhoram a circulação e aliviam a tensão nervosa:

    • cabeça e pescoço: encoste o queixo no seu peito e gire a cabeça lentamente para o lado esquerdo, leve a cabeça para trás, descendo pelo lado direito, retornando o queixo ao peito. Faça então o giro para o lado direito repetindo o mesmo movimento.
    • ombros: faça círculos com os ombros para trás, para aliviar a tensão.
    • tornozelos: levante um pouco os pés, separe os calcanhares, gire os pés num círculo onde os dedões se toquem e depois se separem. Faça depois um círculo na direção contrária, com os dedões voltados para baixo e os demais dedos virados para cima.
    • Pés: estique as pontas dos pés e faça grandes círculos no ar, movendo somente os tornozelos.

    d) exercício que você poderá fazer sentada no chão.

    e) costas: para melhorar a flexibilidade das costas, sente-se no chão com as pernas cruzadas e as costas apoiadas contra a parede, Alongue (estique) a coluna.

    Ao dormir:
    Procurar deitar-se ao lado esquerdo, se for confortável para você.

    Ao Levantar da cama:
    • apóie o braço esquerdo no colchão, com o braço direito à frente, apóie a palma da mão no colchão e utilize os dois braços para empurrar-se para cima, sempre na lateral;
    • gire lentamente o corpo e sente-se na cama com os pés sobre o colchão;
    • aproxime-se, ainda sentada, da lateral da cama e abaixe lentamente as pernas até tocas o chão com firmeza;
    • coloque um pé para trás do outro, apóie as mãos nas coxas (perto dos joelhos) e empurre fazendo pressão sobre as pernas. Mantenha o pescoço para frente e as costas reta, empurrem desde os pés e levante-se.

    Ao levantar-se de uma cadeira:
    Seguir o indicado no último item anterior.

    Para erguer uma criança pequena:
    Coloque os pés um ao lado do outro, dobre os joelhos, abaixe-se e depois levante-se com as costas retas.

    Ao carregar seu filho:

    Mantenha o corpo reto, não se curve e troque a criança de um braço para outro.

    Evite:

    Levantar peso e esforços desnecessários, mas se precisar fazê-lo, sente-se agachada (de cócoras) mantendo as costas retas. Inspire profundamente, contando até 3 e levante o objeto ao chegar ao número 4.

    Solte a respiração enquanto ergue o peso. Segure o objeto próximo ao seu corpo enquanto levanta.

    Quando carregar pacotes entre os braços, evite mover-se de um lado para outro e distribua o peso por igual.

    Evite abaixar os objetos pesados de locais altos. Suas costas se curvarão e você poderá perder o equilíbrio.

    Normas e procedimentos dos exercícios na gravidez

    1) Movimentos e atividades aos trancos, saltos devem ser evitados.

    2) Sessões de exercícios regulares — pelo menos 3 vezes por semana - são mais seguros.

    3) Cuidadoso aquecimento no início da atividade e relaxamento no final.

    4) A FC materna não deve exceder 140 BPm e não deve continuar por mais de 15 minutos.

    5) Deve-se ingerir líquido antes, durante e depois dos exercícios físicos.

    6) A grávida sedentária deve iniciar a atividade física com exercícios de baixa intensidade como: caminhada, natação, bicicleta estacionária ou ioga, e ir aumentando
    gradualmente.

    7) O exercício deve ser adequado às limitações da gravidez.

    Exercícios respiratórios para amenizar as dores do parto

    No pré-parto fazer respiração diafragmática. No parto propriamente dito fazer respiração torácica — apnéia. Descer o ar para o diafragma contar até 10 e soltar o ar. Isso ajudará na expulsão do feto.

     Fazer força, empurrar elevando o tronco com apnéia, respirar no final para descansar.

    *Apnéia — prender a respiração.

    quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

    Eletroterapia na Estética Facial



    A eletroterapia vem sendo cada vez mais utilizada nos tratamentos estéticos faciais e corporais, sendo até considerada como fundamental por muitos profissionais da área. Por esse fato, é imprescindível o conhecimento pleno das técnicas e sua correta utilização evitando lesões, assim como sua aplicação.

    Esse texto tem como objetivo definir as técnicas, no sentido de elucidá-las sem aprofundar detalhes técnicos sobre as mesmas, nem mesmo detalhes de sua aplicação.
    O ideal é que as técnicas apresentadas a seguir devem ser utilizadas por profissionais capacitados, ou seja esteticistas, médicos e fisioterapeutas, entre outros profissionais da área da saúde, que tenham em seu currículo matérias básicas, como anatomia, fisiologia e principalmente eletroterapia.


    Corrente Galvânica
    É uma corrente do tipo contínua e com sentido unidirecional, ou seja, os elétrons caminham num só sentido do pólo negativo para o positivo. São utilizados dois eletrodos, um positivo (vermelho) outro negativo (preto), havendo necessidade de ambos estarem em contato com o cliente fechando o circuito. Com a corrente galvânica são realizadas as seguintes técnicas faciais: · Ionização

    · Desincruste

    · Eletrolifting ou Galvanopuntura

    · Eletrólise ou Eletrocoagulação
    Proporciona alguns efeitos fisiológicos no organismo, tais como: · Hiperemia local

    · Vasodilatação local

    · Elevação da temperatura local

    · Elevação do metabolismo

    · Otimização da circulação sangüínea

    · Analgesia



    Ionização
    É uma técnica que facilita a penetração das substâncias ativas dos cosméticos através da pele. A química a define como o processo pelo qual um átomo ganha ou perde elétrons transformando-se em íon. Quando ganha torna-se um íon negativo ou ânion e quando perde torna-se positivo ou cátion. A utilização da corrente elétrica "quebra" as moléculas do princípio ativo do produto transformando-as em íons, os quais possuem massa e tamanho menores que a molécula.

    Essa dissociação facilita a passagem do produto pela pele, pela membrana celular e pelos folículos pilo-sebáceos, permitindo melhores absorção e penetração. Sabemos que substâncias com cargas iguais se repelem e substâncias com cargas opostas se atraem; o mesmo ocorre entre os íons e os pólos da corrente.

    Ionizando o produto com o pólo de mesma carga, estamos provocando uma repulsão entre o produto e o eletrodo e uma atração entre o produto e o organismo, facilitando sua penetração.
    Geralmente os produtos utilizados são ampolas nutritivas à base de uréia, colágeno, elastina, extrato placentário, DNA, vitamina C, entre outros.

    Além de favorecer a penetração de substâncias nutritivas, também estimula os tecidos promovendo um aumento do metabolismo e melhora da atividade celular. Essa técnica é indicada para tratamentos preventivos de envelhecimento ou involução cutânea ou mesmo para atenuar os sinais do envelhecimento.

    Podem ser utilizados os dois eletrodos em esfera, movimentados ao mesmo tempo, ou um esfera e o outro bastonete, ou com e eletrodo caneta, especial para linhas de expressão, e o bastonete.



    Desincruste

    É uma técnica que utiliza a corrente galvânica para facilitar a retirada do excesso de secreção sebácea da superfície da pele. Geralmente é utilizado um produto com ativos à base de carbonato de sódio, salicilato de sódio ou lauril sulfato de sódio, que possuem características alcalinas.

    Esses produtos realizam saponificação ou efeito detergente com os ácidos graxos presentes na secreção sebácea, transformando-o em sabão, o qual é facilmente removível com água. A função da corrente é facilitar a penetração do produto, por isso a polaridade selecionada no aparelho deve ser a mesma do produto, seguindo o mesmo princípio da ionização.

    A diferença entre a ionização e desincruste é que este último atinge a camada mais superficial da pele. A aplicação do desincruste deve ser feita principalmente na zona T, ou seja, testa, nariz e queixo.

    Os eletrodos que devem ser utilizados são o gancho (jacaré) envolvido por algodão embebido na solução e o bastonete, que a cliente deve segurar durante a aplicação. Essa técnica também tem sido bastante utilizada nos tratamentos capilares para redução da oleosidade nos quadros seborréicos.


    Eletrolifting ou Galvanopuntura

    É uma técnica que utiliza a corrente galvânica juntamente com uma agulha de 5mm no pólo negativo, com o objetivo de atenuar vincos e linhas de expressão. Não se caracteriza por um método invasivo, pois a agulha atinge apenas a superfície da pele sem aprofundar-se.

    Esse método consiste em provocar uma sutil agressão na camada superficial da epiderme, sobre as rugas ou linhas de expressão nas regiões naso-labiais, perioculares, frontal, entre outras, com o intuito de estimular a produção de novas células, de colágeno e elastina e ainda incrementar a nutrição do local, agindo sobre os tecidos que se encontram desnutridos e desvitalizados.

    O resultado varia de acordo com a profundidade da ruga, a idade e os cuidados que se tem com a pele. A técnica também pode ser utilizada em estrias, apresentando ótimos resultados.

    Para a aplicação, são utilizados os eletrodos bastonete e porta-agulhas e o profissional deve estar especializado neste tratamento.


    Eletrólise ou Eletrocoagulação


    Também denominada por depilação "definitiva", é uma técnica que utiliza a corrente galvânica e uma agulha metálica de 7mm como um recurso para destruir a raiz do folículo pilo-sebáceo, bloqueando, assim, o crescimento do pêlo. Essa destruição ocorre devido a uma descarga elétrica através da agulha, pois é na raiz que se encontram os nutrientes necessários para o crescimento do pêlo.

    Não é um método invasivo pois, a agulha atravessa a epiderme e chega à derme onde atinge a capa germinativa do bulbo e a papila, sem portanto ultrapassá-la. Para localizar o bulbo é necessário o auxílio de uma lupa.
    Pode ser utilizada em qualquer região do organismo onde se deseja a eliminação de pêlos indesejáveis tanto da face como do corpo, porém é utilizada com mais freqüência no buço, peito, virilhas e sobrancelhas.

    Os eletrodos utilizados são o porta-agulhas, o bastonete e um pedal que libera a passagem da corrente, sendo que esta não passa de forma contínua para o cliente e sim quando o pedal é acionado pelo profissional.
    Para a aplicação desta técnica é necessário localizar com precisão o bulbo piloso, sendo imprescindível que o profissional esteja capacitado, tornando a técnica eficaz e sem causar lesões cutâneas.

    Embora seja denominada por definitiva, a técnica pode não eliminar por completo o folículo e o pelo pode vir a crescer novamente, porém com muito menos resistência e espessura, facilitando sua retirada posteriormente. Além disso, sabemos que o termo definitivo é muito comprometedor, visto que não existe um método cem por cento definitivo


    Microcorrentes


    É um tipo de corrente galvânica modificada, modulada em tipos de ondas, com valores de freqüência e com amperagem medida em milionésimos de Ampére (mA). Essas variáveis quando combinadas, efetuarão trabalhos específicos.

    O objetivo da técnica é promover a revitalização cutânea, melhorando a flacidez muscular, elasticidade, a viçosidade e o brilho da pele. Isso ocorre devido à formação de um campo bioelétrico natural, que promove revitalização celular. A seleção do tipo da onda se deve a cada etapa de trabalho, ao grau de flacidez e ao estado geral da pele, sendo algumas utilizadas para flacidez mais leves e outras para flacidez mais acentuadas.

    Os problemas ocasionados pelo mau funcionamento das vias de intercâmbio em decorrência da má circulação e da disfunção do sistema linfático, ocasionam ineficácia na nutrição e na eliminação de toxinas. Esses aspectos associados a fatores relacionados com o modo de vida do paciente e sua forma individual de utilizar os músculos da face, também refletem no tônus muscular, responsável pelo aspecto viçoso da juventude, ocasionando, por exemplo, o aparecimento de sulcos nasogenianos, linhas de expressão e outras exteriorizações.

    A técnica atinge tanto a camada superficial da pele, possibilitando a movimentação dos líquidos intersticiais, como a camada superficial da musculatura facial, estimulando as fibras.

    Para o nosso aparelho, o Syncros, orientamos que a técnica seja aplicada em três etapas: na primeira fase o objetivo é promover a movimentação de líquidos, na segunda promover a estimulação muscular e na terceira ionizar um produto com características nutritivas e hidratantes, próprias para revitalização cutânea.

    A movimentação dos líquidos proporciona alguns efeitos fisiológicos bastante importantes para a restauração dérmica, tais como:· Elevação da temperatura local

    · Formação de hiperemia

    · Otimização do metabolismo

    · Aumento da síntese de ATP e de colágeno

    · Incremento da drenagem

    · Desobstrução ganglionar

    · Aumento das trocas iônicas intracelulares

    · Mobilização de líquidos provenientes das circulações linfática e sangüínea

    · Aumento da reabsorção de hematomas, edemas e cicatrização em pós-cirúrgicos


    Já na segunda etapa, priorizamos a estimulação da musculatura com movimentação no sentido das fibras, seguindo-as em um mapa anatômico.

    A terceira consiste em ionizar um produto cujos benefícios estão diretamente relacionados com o princípio ativo do produto.
    Essa técnica representa um avanço significativo em relação aos tratamentos disponíveis até há pouco tempo, uma vez que o equipamento possibilita alcançar melhorias visíveis desde a primeira aplicação.

    É certo que essas melhorias são temporárias mas conforme o tratamento vai sendo realizado, os benefícios tornam-se mais duradouros, pois o efeito da corrente continua agindo mesmo após a aplicação. Esses benefícios não são definitivos visto que os efeitos do tempo continuarão a incidir sobre o organismo.

    Para a aplicação são utilizados dois eletrodos porta-cotonetes junto com uma solução aquosa, geralmente solução N.M.F., (Natural Moisturizing Factor, fator hidratante sintético semelhante ao encontrado na pele, rico em aminoácidos, lactato e sais), conhecida por Uréia, nas duas primeiras etapas e dois eletrodos em esfera para ionização com algum produto ionizável.


    Corrente Farádica

    É uma corrente do tipo alternada, ou seja, que muda sua polaridade em um determinado tempo pré-estabelecido, e que realiza uma estimulação muscular por excitação nervosa. Cada estímulo provoca uma contração e em seguida há um período de repouso.

    A sucessão de impulsos segue uma determinada ordem denominada freqüência, cuja unidade de medida é Hertz. Traduz o número de impulsos em cada segundo, por exemplo, uma freqüência de 10Hz significa que estão passando dez estímulos em cada segundo.

    Esta técnica tem por objetivo proporcionar um trabalho isométrico passivo melhorando o contorno facial e reduzindo o quadro de flacidez muscular com conseqüente melhora da circulação periférica. É aplicada por eletrodos de borracha siliconada e chamex (esponja vegetal) umedecida para facilitar a transmissão da corrente.

    Além de estimular a musculatura, a aplicação da corrente farádica promove a otimização do metabolismo e da circulação sangüínea do tecido muscular. A intensidade deve ser ajustada de acordo com a sensibilidade da cliente e o tempo médio de aplicação deve ser em torno de 5 a 10 minutos.

    A região a ser estimulada deve seguir o mapa muscular, porém não por pontos motores mas sim por grupos que apresentem maior tendência à flacidez (regiões mentoniana, zigomática, entre outras).


    Alta-Frequência

    A alta-freqüência é um tipo de corrente de elevada tensão e baixa intensidade que passa de uma peça chamada bobina para os eletrodos de vidro que contém gás nobre. Os gases utilizados são geralmente Neônio ou Argônio. Quando é acionado, emite uma coloração alaranjada, no caso do neônio, ou azulada, no caso do argônio.

    Possui ação bactericida sendo muito importante na limpeza de pele; ativadora, vasodilatadora e térmica, que proporcionam melhor absorção de cosméticos nutritivos nos tratamentos de revitalização cutânea, provocando hiperemia e elevação da temperatura local.

    Nos tratamentos capilares é importante como um elemento ativador da circulação sangüínea do couro cabeludo acentuando também a penetração de produtos nutritivos pelos folículos pilo-sebáceos, sendo utilizados nos tratamentos antiqueda.
    Pode ser utilizado tanto na estética facial, corporal e capilar.

    O tempo de utilização depende do local e do tipo da aplicação, geralmente em torno de 3 a 8 minutos. Possui seis tipos diferentes de eletrodos, que variam de acordo com a função a ser desempenhada. São eles: pente, fulgurador, standarts pequeno e grande, forquilha e saturador.

    O eletrodo pente é utilizado nos tratamentos capilares para a descontaminação e ativação do couro cabeludo. O fulgurador (cauterizador), é utilizado durante a limpeza de pele, após extrações. Os standarts pequeno e grande (cebolinha e cebolão), são utilizados nos tratamentos faciais.

    A forquilha é utilizada após depilações no corpo e também para relaxamento da cervical. Já o saturador (ionizador indireto) é utilizado nos tratamentos faciais e capilares, associado a massagens de tamborilamento, facilitando a penetração de substâncias nutritivas.
    Os efeitos fisiológicos que essa técnica possui são:· Bactericida e antisséptico

    · Vasodilatador, provocando hiperemia

    · Térmico

    · Ionização indireta

    · Cauterização após extrações de pústulas

    · Ativador do metabolismo, utilizado principalmente em tratamentos capilares

    · Oxigenante

    · Relaxamento da região cervical


    Vaporização


    É uma técnica que utiliza os princípios do calor através do vapor com o objetivo de provocar emoliência. Pode ser utilizado com o gás ozônio que possui ação bactericida e oxidante, sendo a água um veículo para o gás. O efeito oxidante é no sentido de aumentar o aporte de oxigênio para as células, oxigenando os tecidos.

    Promove emoliência devido a uma elevação da temperatura local e vasodilatação periférica, provocando hiperemia e dilatação dos óstios. O conjunto desses efeitos facilita a extração de pápulas, pústulas, miliuns e principalmente comedões.

    Para auxiliar e tornar a extração mais eficiente, deve ser utilizado um bom cosmético com características emolientes. O tempo de aplicação deve ser em torno de dez minutos aproximadamente. As indicações terapêuticas são:· Dilatação dos óstios foliculares

    · Tratamento de pele acnéica

    · Penetração mais rápida de produtos nutritivos e ativos

    · Bactericida e oxigenante



    Vacuoterapia


    É uma técnica bastante utilizada na estética facial e corporal.

    O princípio de trabalho é uma sucção sobre a pele através de ventosas de vidro que tem formas e diâmetros diferentes e com diversos valores de sucção, reguláveis por um potenciômetro de acordo com as diferentes funções.

    Ocorre mobilização do estrato cutâneo profundo com deslocamento do tecido de sulcos favorecendo a produção de colágeno.
    Sua aplicação pode ser realizada quando se pretende atingir os planos mais profundos da pele como nas cicatrizes, tecido fibroso, vincos, linhas de expressão e após intervenções cirúrgicas.

    Durante o processo de envelhecimento encontramos algumas alterações, como: · Redução do número de fibroblastos, e conseqüentemente redução da síntese de colágeno, elastina e fibras reticulares

    · Disfunções do sistema linfático
    Provoca intensa hiperemia em pouco tempo, facilitando a circulação sangüínea e linfática. Suas aplicações na estética facial são:· Extração de comedões, pápulas, pústulas e miliuns, após peeling e emoliência

    · Massagem facial modeladora

    · Massagem de drenagem linfática, incluindo o pós-operatório

    · Ativação de linhas de expressão e vincos, provocando hiperemia e, preparando para ionizar soluções nutritivas e ainda estimulando a produção de colágeno e elastina

    · Atuação em tecidos fibrosos e cicatriciais com aderências no sentido de atenuá-las.



    Pulverização ou Nebulização

    É uma técnica que realiza a pulverização de uma solução aquosa, como loções, tônicos, com baixa pressão e jato difuso.
    A pulverização é importante em todos os tipos de pele e pode ser utilizada:

    · após um peeling suave ou limpeza profunda da pele, auxiliando na remoção dos resíduos do produto esfoliante utilizado

    ·
    durante o tratamento facial, na revitalização cutânea favorecendo a penetração de loções hidratantes e nutritivas

    · após a massagem facial, proporcionando efeito refrescante

    · após a máscara facial, facilitando sua remoção


    Os efeitos fisiológicos que a pulverização promove estão relacionados com o tipo de princípio ativo contido na solução utilizada sendo, geralmente, bactericida ou fungicida, e com a temperatura e a pressão empregadas tendo, geralmente, efeito descongestionante, e estimulante da circulação sanguínea.


    Publicado no dia 09/04/12 e atualizado dia 19/0/2017.