segunda-feira, 21 de maio de 2018

O futuro da Fisioterapia Dermatofuncional

 


O fisioterapeuta é o profissional da área da saúde que trabalha com o movimento do corpo humano. Atua reabilitando e reestruturando a funcionalidade de órgãos, sistema musculoesquelético e diversas outras estruturas do corpo que sofreram traumas ou fraturas.

O Fisioterapeuta está em constante evolução e seu campo de atuação, já amplo, deve crescer ainda mais nos próximos anos. As tendências da Fisioterapia são inúmeras e dependem da iniciativa do próprio profissional em enxergar e identificar os novos campos e oportunidades de atuação que o mercado pode apontar logo mais à frente.

A Fisioterapia Dermatofuncional é uma das especialidades mais promissoras da Fisioterapia devido às exigências de um mercado de trabalho em ascensão. Esse trabalho estético dos fisioterapeutas deve crescer nos próximos anos, especialmente, no que diz respeito ao antienvelhecimento e fortalecimento da pele. De forma profissional, a Fisioterapia é capaz de oferecer, por exemplo, diversas técnicas, aparelhos, exercícios e movimentos que, quando praticados com regularidade, ativam as células da pele e ajudam a melhorar a aparência dela, enrijecer o rosto e outras partes do corpo. Trata-se, portanto, da fisioterapia preventiva.

Surgirão especialistas que prescrevam tratamentos específicos para as disfunções dermatológicas através de análise critica, selecionando, aperfeiçoando e criando alternativas de tratamentos fundamentados cientificamente.

As tendências da Fisioterapia para o futuro são inúmeras e vão desde a prática e ascensão de especialidades, ainda pouco praticadas, até a forma variada de oferecer os tratamentos de sempre aos pacientes.

A mudança, portanto, virá da iniciativa de cada profissional. Basta, por isso, ser criativo e ter visão de mercado, sabendo identificar onde estão as oportunidades e como conquistar os pacientes frente a um mercado concorrido que marca qualquer profissão no Brasil hoje.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Importância do tratamento multidisciplinar na artrite psoriásica

 

A artrite psoriásica é um tipo de artrite que afeta algumas pessoas com psoríase, doença em que partes da pele ficam avermelhadas e com placas branco-escamosas. Por se tratar de uma doença que afeta pele e juntas, é indicado que o paciente se consulte com um dermatologista que poderá realizar um tratamento focado na pele, assim como um reumatologista, que cuidará da saúde das articulações.

No entanto, os processos inflamatórios da doença podem se manifestar de várias maneiras. De acordo com o reumatologista Cristiano Barbosa Campanholo, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, esses sintomas podem se manifestar em diferentes momentos do tratamento ou não se manifestar, mas é importante ter um acompanhamento de diferentes profissionais. "Esse cuidado possibilita que haja um gerenciamento completo de todos os locais em que o paciente possa ter uma inflamação", explica o especialista. Dessa forma o paciente consegue ser tratado de diferentes óticas e obter resultados satisfatórios e controle da doença.

O acompanhamento fisioterapeutico também é necessário, pois possibilita que o paciente trabalhe e fortaleça sua musculatura, lubrifique as juntas, adquira uma melhor movimentação e mais equilíbrio.

O encaminhamento do paciente com artrite psoriásica à fisioterapia precisa ser uma das primeiras iniciativas de seu tratamento. Alguns médicos têm bastante receio de encaminhar o paciente numa fase aguda, pois preferem que a doença esteja estabilizada. No entanto, nessa fase, o fisioterapeuta pode ajudar na orientação da proteção articular (das juntas) e cuidados do posicionamento de postura.