A Fisioterapia Dermatofuncional está em crescente destaque em tecnologias e tratamentos para as disfunções da estética facial. Regulamentada e definida como uma especialidade própria e exclusiva do profissional fisioterapeuta (COFITTO,2009), é a área responsável pela manutenção da integridade do sistema tegumentar, ou seja, um profissional atuante nessa área está preparado para avaliar, prevenir, promover e realizar a recuperação desse sistema.
O microagulhamento tem sua eficácia por meio do sistema "roller" -sistema composto por microagulhas de aço cirúrgico que possuem a função de induzir a produção de colágeno em decorrência de microlesões realizadas na pele.Essas microlesões causam, inicialmente, a ativação do processo inflamatório que levará, por fim, ao aumento da síntese de colágeno e à restituição da integridade da pele. Além de suas diferentes indicações clínicas, o microagulhamento tem a função de potencializar a permeação de ativos cosmetológicos, considerando que tais microlesões facilitam a absorção do ativo
Outro recurso terapêutico que medeia o tratamento para o melasma é o laser. Baseado na fototermólise seletiva, o laser emite luz a um comprimento de onda que é absorvido, especificamente, pela melanina, destruindo, desta forma, o pigmento. Contudo, embora apresente resultados satisfatórios, a eficácia e segurança dos lasers para melasma ainda é controversa e pouco elucidada. Paralelamente, para obtenção dos resultados é imprescindível conhecer o tipo de laser no que se refere ao comprimento de onda e duração de pulso, para, desta forma, valer-se ao máximo de sua funcionalidade clínica.