Fisioterapia Dermato – Funcional no pré-operatório e pós-operatória







O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, RPG, cosmetologia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas com embasamento em anatomia, fisiologia, patologia. Esses conhecimentos proporcionam uma abordagem direcionada a forma precisa de tratamento, potencializando e assegurando resultados efetivos, sem causar riscos à saúde.

A fisioterapia dermato-funcional é a ciência que tem como objetivo a reabilitação dos indivíduos com disfunções do sistema tegumentar linfático, possibilitando melhora e a restauração da aparência da auto-estima, visando à melhora da qualidade de vida.

Atualmente, a fisioterapia vem agregando notável importância a este segmento. Utilizando-se de seus recursos específicos, como: preparatório à intervenção cirúrgica, acelerar o processo de recuperação pós-operatória, prevenção e controle de complicações comuns.

Aspectos Gerais do Pré-operatório: Neste período, além dos exames laboratoriais obrigatórios e de outros cuidados médicos. Será realizada avaliação fisioterápica, e documentada as características prévias deste paciente. Geralmente há indicação de drenagem linfática, a fim de prevenir complexos edemas pós-operatórios, principalmente em pacientes obesos. Orientação quanto ao uso de cremes hidratantes ou nutritivos, para um adequado metabolismo cutâneo, bem como manutenção de suas propriedades elásticas.

Aspectos Gerais do Pós-operatório: A fisioterapia apresenta maior atuação neste período. É importante ser realizada reavaliação fisioterápica, onde serão analisadas as características decorrentes à cirurgia. Neste momento, também serão comparados os dados documentados na avaliação anteriormente realizada. Alguns aspectos apresentam maior importância, como: análise do trofismo cutâneo e muscular, análise do edema, análise da cicatriz e análise da dor e sensibilidade. O planejamento do trabalho fisioterápico no pós-operatório é amplamente variável e depende das características apresentadas na avaliação, do tipo de cirurgia realizada, e do tempo de pós-operatório.

Dentre os recursos terapêuticos utilizados na área de dermato-funcional, a drenagem linfática se destaca pela sua área de atuação e reabilitação em casos de pré e pós-operatórios de mastectomias, mamoplastias, abdominoplastias, lipoaspirações, queimaduras, revitalização facial, etc. Tem como objetivo agir como coadjuvante para outros tratamentos, diminuir a retenção de líquidos através da massagem, fazendo com que voltem a circular melhor e como conseqüência, obter a redução de medidas.

A drenagem linfática é um tratamento através de massagens específicas, usado principalmente como auxiliar na redução de medidas. Auxiliam também na má circulação sangüínea, pós-parto, tensão pré-menstrual e pós-operatório. As sessões de massagens podem ser realizadas com as mãos ou aparelhos específicos que ajudam a acelerar o processo de ativação da circulação e duram em torno de 50 minutos.

Existem outras técnicas que são utilizadas como complemento do plano de tratamento que é traçado de maneira individual. Dentre eles existe a eletroterapia que dispõe de aparelhos de última geração, sendo acompanhada da cinesioterapia e da cosmetologia, as quais são capazes de tratar efetivamente e de forma funcional patologias como: cicatrizes hipertróficas, quelóides, gorduras localizadas, flacidez muscular, estrias, celulites, rugas e outras.

É importante enfatizar que a utilização inadequada das técnicas terapêuticas manuais não implica apenas na falta de obtenção dos resultados desejados, mas também em grandes riscos de acidentes, de complicações graves que o paciente pode sofrer pelo uso impróprio dos aparelhos fisioterapêuticos como: Queimaduras na pele, complicações pós-cirurgicas, diminuição da massa óssea, agravamento do quadro estético.

Para o fisioterapeuta, os conhecimentos provenientes da anatomia, fisiologia, cinesiologia, farmacologia, patologia e eletrotermofototerapia, facilitam a escolha do procedimento mais favorável para cada caso, oferecendo maiores benefícios e melhores resultados no tratamento da disfunção dermato-funcional.

A prática de atividade física, bons hábitos alimentares e a ingestão adequada de líquido são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.