Será que é Linfedema?







http://www.terapia-fisica.com/imgs/linfedema-brazo.jpg

Apesar de tomar todos os cuidados e seguir as recomendações médicas, você tem notado que o seu braço do lado operado, recentemente ou há algum tempo, parece maior do que o outro ou um pouco dolorido, mais pesado.

Por coincidência ou não, você leu alguma coisa sobre Linfedema pós-mastectomia e acredita que possa ser o seu caso? O que fazer agora? Esperar alguns dias? Procurar um massagista? Passar aquela pomada que a vizinha jura que irá resolver? Entrar em depressão e acreditar que essas coisas só acontecem com você mesma?

Não caia em tentação. É muito normal querermos acreditar em soluções fáceis e milagrosas ou nos entregarmos à fatalidade. O primeiro passo lógico e acertado é procurar o seu médico, de preferência aquele que a acompanhou na época da cirurgia. Ele saberá o que fazer e a encaminhará para um Médico Especialista e/ou para um tratamento adequado.

Nem sempre um conjunto de sintomas determina um diagnóstico. Existem problemas reumatológicos, ortopédicos, vasculares entre outros que podem ter sintomas comuns. Somente o médico poderá fazer o diagnóstico.

Linfedema. E agora?

Se você recebeu o diagnóstico de linfedema...

Existe tratamento e isto já é um bom começo. O tratamento promove o controle do linfedema, ou seja, mantém a região acometida com tamanho o mais próximo possível do normal.

O médico indicará o tratamento mais adequado ao seu caso e muito provavelmente solicitará tratamento fisioterapêutico.

A técnica fisioterapêutica mais aceita e empregada e que obtém os melhores resultados atualmente, tanto no tratamento como na prevenção do linfedema é a linfoterapia (ou Terapia Física Complexa) que utiliza recursos como: linfodrenagem manual, enfaixamento compressivo funcional e exercícios terapêuticos específicos, cuidados com a pele, automassagem linfática e uso de contenção elástica. O tratamento é dividido em duas fases: a primeira, mais intensa, objetiva a redução máxima do edema e a segunda fase visa à manutenção da redução obtida na primeira fase.



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.