Fonoforese no tratamento de fibroedemagelóide










O fibroedema gelóide (FEG) tem sua etiologia de forma multicausal, onde há um espessamento do tipo não inflamatório das camadas subepidérmicas com manifestação em forma de nódulos ou placas de diferentes localização e extensão. O FEG pode alterar as camadas dérmica e subcutânea, com modificações vasculares e lipodistróficas.

O ultrassom estético é uma das modalidades terapêuticas mais realizadas, para tratamentos de algumas condições não estéticas. O ultrassom é um recurso terapêutico que utiliza ondas ultrassônicas que em contato com o tecido promove efeitos biofísicos.

Pode ser usado associado ou não a cosméticos específicos. Sem a utilização de cosmético é indicado para o tratamento de fibro edema gelóide (celulite), pois proporciona um aquecimento e uma micromassagem no tecido, com isso ajuda a reduzir os nódulos. Com associação de cosmético específico, o tratamento é chamado de fonoforese e funciona como uma mesoterapia sem agulhas, pois ajuda a penetração do produto no tecido e pode ser indicado para gordura localizada ou celulite. É importante lembrar que nem todos os cosméticos podem ser usados com o ultrassom, são alguns produtos específicos que devem ser ministrados em cada situação.

Dentre os recursos da Fisioterapia Dermatofuncional para o tratamento do FEG pode-se utilizar o ultrassom (US), debtre outros.  O US possui os seguintes efeitos fisiológicos: neovascularização, melhora da circulação e do edema, aumento da extensibilidade das fibras colágenas, aumento permeabilidade das membranas biológicas e ação tixotrópica sobre os nódulos do FEG.

A fonoforese consiste na movimentação de drogas para dentro dos tecidos, através da pele, sob a influência do US. No tratamento do FEG, os princípios ativos, que são substâncias químicas ou biológicas que têm ação eficaz comprovada sobre as células teciduais, podem atuar na microcirculação, no tecido conjuntivo e ativando a permeabilidade da pele.

Você precisa conhecer inúmeros CURSOS ONLINE SOBRE ESTÉTICA que a Quero Conteúdo separou para quem quer se aperfeiçoar. Clique aqui e veja os assuntos.



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.