A Fisioterapia Dermato Funcional no mundo







patricia_froes_art01


A especialidade de Fisioterapia Dermato Funcional nasceu no Brasil, mas antes era conhecida como Fisioterapia Estética. Após uma decisão de um grupo de profissionais especializados, foi modificada para Fisioterapia Dermato Funcional, que atende muito mais ao conceito de recuperação da funcionalidade da pele – objetivo de quem atua nesta área – sendo a estética uma consequência dos resultados obtidos. Em 2010 a especialidade foi reconhecida através da Resolução COFFITO nº. 362 de 20 de maio de 2009.

Diante do exposto, a Fisioterapia Dermato Funcional prevê a prevenção, promoção e recuperação do indivíduo no que se refere aos distúrbios endócrino/metabólicos, dermatológicos, circulatórios e/ou musculoesqueléticos, usando para tal a arte de prevenir e restaurar as alterações patológicas. Conforme a Resolução 80: "Lançando mão de conhecimentos e recursos próprios, com os quais, baseando-se nas condições psico – físico – social, busca promover, aperfeiçoar ou adaptar através de uma relação terapêutica, o indivíduo a uma melhor qualidade de vida." Ainda no entendimento que ciência não é algo limitado para o termo aplicado, os profissionais dedicados a esta área têm demonstrado a cada dia uma evolução que qualifica e embasa os fundamentos que preconizam o verdadeiro sentido de ciência. Ao observarmos os recursos utilizados na área atual verificamos que a fisioterapia domina tais recursos, tanto no aspecto teórico quanto prático; assim a classe começou a interessar-se pelo assunto, surgindo a Fisioterapia Dermato-Funcional.

Guide to Physical Therapist Practice (2001) aponta a área correspondente à Dermato Funcional como responsável pela integridade do sistema tegumentar geral, associado às alterações superficiais da pele. A Fisioterapia Dermato Funcional atua em disfunções que afetam direta ou indiretamente a pele, visando fundamentalmente atuar diretamente na capacidade funcional do indivíduo.

Esta nova área da Fisioterapia passou a atrair muitos adeptos, iniciou sua base científica e hoje servimos de modelo para outros países. A Argentina e o Chile foram os primeiros a apresentar profissionais interessados em buscar uma atuação mais parecida à preconizada no Brasil e atualmente outros países como Venezuela, Portugal e Espanha, estão interessados em iniciar esta especialidade.

No Chile, já encontramos uma Sociedade de Fisioterapia Dermato Funcional organizada, com adeptos e este conceito esta permeando a formação do Fisioterapeuta, já surgindo disciplinas na formação de graduação para preparar o aluno nesta especialidade.

Acredito na expansão da Fisioterapia Dermato Funcional em outros países de forma positiva, como forma de enriquecimento profissional, permitindo que esta área seja mais conhecida e mais valorizada.

por Patricia Froes  - Fonte



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.