Aplicação do Taping Estético










Para quem não sabe o Kinesio taping ou Bandagem elástica neurofuncional é conhecida no mercado por diversas marcas e nomes.

Os benefícios incluem desde a remoção de congestionamento dos tecidos (redução de edemas), incremento da circulação e drenagem linfática, melhoria da função muscular, regulando o seu tônus, aliviando dor, corrigindo a direção de movimento, suporte da função conjunta da estimulação da propriocepção, corrigindo a direção do movimento, aumentar a estabilidade articular e neuro-reflexiva.

Há algumas formas de aplicação. Dentre elas, o Linfotaping ou taping linfático. essa forma de aplicação das bandagens elásticas neurofuncionais é específica para desordens do sistema circulatório e linfático. A técnica utiliza uma fita adesiva (bandagem) de material, textura e elasticidade semelhante a da pele. Através da colocação dessas bandagens a pele é "elevada" e desta forma os filamentos de ancoragem (que abrem os vasos linfáticos iniciais) são tracionados, permitindo a drenagem de substâncias, até então congestionadas no interstício (espaço entre os tecidos abaixo da pele). Assim o linfotaping estimula a movimentação destas substâncias através de todo o sistema linfático, favorecendo a sua absorção.

As bandagens funcionais se modelam em conformidade com as características da pele de cada pessoa, ativando o processo de drenagem, uma vez que permite um maior espaço entre a pele e o tecido muscular, liberando o tecido conjuntivo. Também, age abrindo as vias linfáticas, deslizando sobre a pele em relação à fáscia, o que, por sua vez, estimula a circulação venosa e linfática.

É uma técnica de custo acessível, de boa aceitação pelos clientes e pacientes e com um excelente potencial para protocolos.

Efeitos do Taping:

– Reduz edema,

– Reduz hematoma;

– Promove suporte durante a contração muscular,

– Diminui a congestão do fluxo linfático e do extravasamento sanguíneo subcutâneo.

Estudos apontam que a Kinesio Tape, especialmente a do tipo "teia de aranha" ou "leque", consegue atuar como canais que direcionam o exsudato para o ducto linfático mais próximo. Deste modo, consegue-se a redução do edema local. Já quanto à atuação muscular, a aplicação da Kinesio Tape consegue agir sobre músculos enfraquecidos ou hipotônicos, recuperar déficits sensoriais ou mesmo relaxar um músculo fadigado.

O Taping pode ser aplicado em X, Y, I, leque, contenção, compressivo ou segmentado. Isso vai depender do objetivo. 

O Taping consiste na aplicação de uma ligadura elástica adesiva na pele para reduzir os sintomas e melhorar a funcionalidade dos músculos. Este método possui ação neuromuscular e têm como principais funções dar suporte muscular, ajudar na drenagem vascular e linfática, ativar o sistema analgésico endógeno, auxiliar na circulação do sangue por todo o corpo e promover a regeneração tecidual, o maior benefício desta técnica é que você pode utilizar junto de qualquer tratamento estético para potencializar seus resultados.

Vale a pena estudar e conhecer mais dessa técnica que extrapolou a ortopedia e o esporte e invade aos poucos a dermato-funcional!  No curso online Taping Estético iremos dar o foco nos distúrbios estéticos onde pode ser utilizado. Clique aqui e saiba mais!



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.