Benefícios da drenagem linfática no pré-operatório










Ola pessoal! A primeira vez que escutei falar de drenagem linfática no pré-operatório foi no segundo dia de estágio. Uma paciente que já tinha fechado o pós-operatório no consultório, ganhou duas sessões de drenagem linfática antes da cirurgia. Depois de ver o resultado, consegui a resposta para a pergunta que ficou na minha cabeça. Sim, a recuperação de quem faz um pré-operatório é melhor do que quem nao faz. Logo, a fisioterapeuta estava facilitando o trabalho dela no pós-operatório.

A grande maioria dos cirurgiões plásticos consideram a massagem uma grande aliada no pré e no pós-operatório de cirurgias plásticas de abdômen, lipoaspiração, lipoescultura, cirurgia de mamas ou na face. Isso porque ela estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas. Resultando em uma excelente recuperação!

A drenagem linfática tem um lugar de destaque entre os tratamentos aplicados em Medicina Estética. Ela pode ser realizada isoladamente ou em associação com outros tratamentos. É um procedimento que tenta auxiliar o organismo num processo natural para drenar os líquidos que devem ser eliminados.

O benefício principal é evitar a retenção de líquidos no organismo, mas também melhorar a circulação sanguínea e aliviar dores. Ela também melhora  a celulite, alívio nas dores musculares, pernas cansadas e na redução do edema da tensão pré-menstrual uma maravilha não é mesmo?!

Ela é feita com  movimentos suaves de deslizamento dos dedos sobre a superfície da pele, seguindo um trajeto que acompanha os vasos linfáticos. Deve ser realizada por profissionais que realmente tenham um conhecimento de anatomia e do funcionamento do sistema linfático, pois se for realizada por mãos sem habilidade, não surtirá seus benefícios.

O benefícios que a drenagem traz no pré-operatório: ativa a circulação linfática, auxilia na micro-circulação local, nutre o tecido cutâneo e auxilia a desintoxicação. Com isso, o sistema imunologico fica alerta para reagir de forma correta ao estímulo operatório, resultando em um pós-operatório menos traumático.

Portanto, não deixe de utilizar a drenagem antes das cirurgias!


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.