Benefícios da drenagem linfática no pré-operatório


>






Ola pessoal! A primeira vez que escutei falar de drenagem linfática no pré-operatório foi no segundo dia de estágio. Uma paciente que já tinha fechado o pós-operatório no consultório, ganhou duas sessões de drenagem linfática antes da cirurgia. Depois de ver o resultado, consegui a resposta para a pergunta que ficou na minha cabeça. Sim, a recuperação de quem faz um pré-operatório é melhor do que quem nao faz. Logo, a fisioterapeuta estava facilitando o trabalho dela no pós-operatório.

A grande maioria dos cirurgiões plásticos consideram a massagem uma grande aliada no pré e no pós-operatório de cirurgias plásticas de abdômen, lipoaspiração, lipoescultura, cirurgia de mamas ou na face. Isso porque ela estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas. Resultando em uma excelente recuperação!

A drenagem linfática tem um lugar de destaque entre os tratamentos aplicados em Medicina Estética. Ela pode ser realizada isoladamente ou em associação com outros tratamentos. É um procedimento que tenta auxiliar o organismo num processo natural para drenar os líquidos que devem ser eliminados.

O benefício principal é evitar a retenção de líquidos no organismo, mas também melhorar a circulação sanguínea e aliviar dores. Ela também melhora  a celulite, alívio nas dores musculares, pernas cansadas e na redução do edema da tensão pré-menstrual uma maravilha não é mesmo?!

Ela é feita com  movimentos suaves de deslizamento dos dedos sobre a superfície da pele, seguindo um trajeto que acompanha os vasos linfáticos. Deve ser realizada por profissionais que realmente tenham um conhecimento de anatomia e do funcionamento do sistema linfático, pois se for realizada por mãos sem habilidade, não surtirá seus benefícios.

O benefícios que a drenagem traz no pré-operatório: ativa a circulação linfática, auxilia na micro-circulação local, nutre o tecido cutâneo e auxilia a desintoxicação. Com isso, o sistema imunologico fica alerta para reagir de forma correta ao estímulo operatório, resultando em um pós-operatório menos traumático.

Portanto, não deixe de utilizar a drenagem antes das cirurgias!
Benefícios da drenagem linfática no pré-operatório Benefícios da drenagem linfática no pré-operatório Revisado by Faça Fisioterapia on 11:21:00 Nota: 5

Nenhum comentário