Lipoaspiração não é suficiente para acabar com a gordura







http://maisequilibrio.com.br/imagens/interacao/original/5/8-verdades-sobre-a-lipoaspiracao-5-596.jpg

Como fisioterapeuta que tratou de dezenas de pacientes depois de se submeterem a  lipoaspiração, sei que nao há como fugir da dobradinha exercicios x alimentação saudável para manter o resultado da cirurgia. A lipoaspiração não será suficinete para acabar com a gordura que tanto lhe incomoda. Mas vou explicar o porque da lipoaspiração, por si só, não mantem o corpo 'enxuto' por toda a vida.

Ao contrário do que parece, a gordura corporal é essencial para todo ser humano, pois protege o corpo das oscilações de temperatura e estoca energia para situações de doença, escassez e fome. O que causa o problema é o excesso de tecido gorduroso, a obesidade.

Algumas pessoas têm mais facilidade de unir as moléculas de ácidos graxos livres com o glicerol e produzem mais gordura. Em muitos obesos, há também a dificuldade de separar essas moléculas, o que complica a retirada de gordura do organismo, contribuindo para o aumento de peso e para a dificuldade de eliminá-lo.

A alternativa para retirar esse excesso de células de gordura é a lipoaspiração ou a abdominoplastia. Ao diminuir essas células, fica mais difícil de ganhar peso, mas não impossível. Se a pessoa fizer a cirurgia, mas não se alimentar corretamente e praticar exercícios físicos, voltará a engordar.

Pessoas com células multiplicadas que emagrecem têm mais facilidade para engordar novamente porque as células têm memória: elas continuam 'murchas' no corpo, mas enviam estímulos ao cérebro que alertam para a fome. Por isso é importante a alimentação saudável desde a infância e a adolescência para evitar a formação dessa gordura corporal, o que pode dificultar o emagrecimento na fase adulta.

E não são só os alimentos gordurosos que fazem a célula inchar. Qualquer alimento consumido em excesso pode ser transformado em gordura por causa das reações químicas, até mesmo um brócolis. Para manter o peso, a pessoa deve consumir a quantidade de calorias igual à queima calórica. Comer menos do que gasta faz emagrecer e consumir mais calorias, provoca o aumento de peso. Porém, esse desempenho não é regra e muda de pessoa para pessoa, já que existem os mais "gastadores" e os mais "econômicos".

Mais comum nos homens, a gordura intra-abdominal é perigosa porque pode provocar doenças cardíacas, já que cresce entre as vísceras e é mais difícil de ser eliminada. A gordura extra-abdominal ajuda a desenvolver a diabete. Para queimar essa gordura corporal, abuse dos exercícios físicos, principalmente os aeróbicos.

Quem não gosta de se exercitar, recorre às cirurgias. Mas tem que entender que o efeito é temporário.

Entendeu porque a lipoaspiração não é suficiente para acabar com a gordura?



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.