Importância do tratamento multidisciplinar na artrite psoriásica


>



 

A artrite psoriásica é um tipo de artrite que afeta algumas pessoas com psoríase, doença em que partes da pele ficam avermelhadas e com placas branco-escamosas. Por se tratar de uma doença que afeta pele e juntas, é indicado que o paciente se consulte com um dermatologista que poderá realizar um tratamento focado na pele, assim como um reumatologista, que cuidará da saúde das articulações.

No entanto, os processos inflamatórios da doença podem se manifestar de várias maneiras. De acordo com o reumatologista Cristiano Barbosa Campanholo, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, esses sintomas podem se manifestar em diferentes momentos do tratamento ou não se manifestar, mas é importante ter um acompanhamento de diferentes profissionais. "Esse cuidado possibilita que haja um gerenciamento completo de todos os locais em que o paciente possa ter uma inflamação", explica o especialista. Dessa forma o paciente consegue ser tratado de diferentes óticas e obter resultados satisfatórios e controle da doença.

O acompanhamento fisioterapeutico também é necessário, pois possibilita que o paciente trabalhe e fortaleça sua musculatura, lubrifique as juntas, adquira uma melhor movimentação e mais equilíbrio.

O encaminhamento do paciente com artrite psoriásica à fisioterapia precisa ser uma das primeiras iniciativas de seu tratamento. Alguns médicos têm bastante receio de encaminhar o paciente numa fase aguda, pois preferem que a doença esteja estabilizada. No entanto, nessa fase, o fisioterapeuta pode ajudar na orientação da proteção articular (das juntas) e cuidados do posicionamento de postura.



Importância do tratamento multidisciplinar na artrite psoriásica Importância do tratamento multidisciplinar na artrite psoriásica Revisado by Faça Fisioterapia on 10:29:00 Nota: 5

Nenhum comentário