Fisioterapia Dermato Funcional em tratamento de queimaduras









A Especialidade Fisioterapia Dermatofuncional (Resolução COFFITO no 362, 2009) atua na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar no que se refere às repercussões decorrentes de distúrbios endócrino-metabólico, dermatológico, circulatório, osteomioarticular e neurológico, tendo como resultado a recuperação estética e/ou funcional. Portanto, a especialidade tem como competência o tratamento de disfunções que afetam direta ou indiretamente o tegumento, atuando em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se a programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação.


O tratamento de queimaduras é um desafio, visto que a pele é um órgão vital e o mais frequentemente afetado, comprometendo a sobrevida e qualidade de vida do indivíduo, dependendo da gravidade.

No Brasil as queimaduras representam um significativo agravo à saúde pública pelas complicações relacionadas, bem como pelas sequelas que podem levar a incapacidades funcionais, podendo resultar em deformidades importantes, deficiências limitantes e alterações psicológicas, com repercussões sociais que afetam os pacientes e familiares.

A queimadura promove alterações locais e sistêmicas, com grandes variações na evolução do processo de reabilitação, os quais dependem da precocidade e qualidade da intervenção terapêutica. As ações do fisioterapeuta que atuam na área são amplas, apresentando condutas importantes em todas as fases, desde a internação ao acompanhamento ambulatorial.

O tratamento do paciente queimado envolve uma equipe multiprofissional, bem como transdisciplinar, diante da complexidade das lesões, que podem comprometer diversos sistemas. Embora a formação do fisioterapeuta no Brasil seja generalista, a elaboração de critérios para concessão de títulos de especialista profissional pelo COFFITO foi necessária para o crescimento e amadurecimento da profissão, bem como para as especialidades.

Atualmente, o Título de Especialista Profissional constitui oficialmente a exação do exercício profissional do fisioterapeuta, caracterizado pelo profissional com formação acadêmico-científica adequada, e, sobretudo, apto a exercer atividade relacionadas a especialidade com ética, responsabilidade e competência, em face das solicitudes dos pacientes, familiares e da coletividade.

A atuação da fisioterapia dermatofuncional, especificamente em pacientes vítimas de queimaduras, tem aumentado progressivamente, assim como, o número de profissionais comprometidos e interessados na aplicação prática de novas técnicas e recursos terapêuticos. Também tem crescido o número de estudos científicos relacionados1-3. Por fim, o objetivo da reabilitação do indivíduo queimado é facilitar o retorno ao mais alto nível funcional possível, com independência e qualidade de vida.


REFERÊNCIAS

1. Bergamasco EC, Rossi LA, da CG Amancio A, de Carvalho EC. Body image of patients with burns sequellae: evaluation through the critical incident technique. Burns. 2002;28(1):47-52.

2. Ricci FPFM, Gonçalves AC, Zampar AC, Gomes, AD, Guirro ECO, Fonseca MCR. Perfil epidemiológico dos pacientes com queimadura em membros superiores atendidos em uma Unidade de Queimados terciária. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(1):10-3.

3. Anthonissen M, Daly D, Janssens T, van den Kerckhove E. The effects of conservative treatments on burn scars: A systematic review. Burns. 2016;42(3):508-18.



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.