Drenagem Linfática na Doença Venosa Crônica










Existem praticamente infinitas apresentações da doença venosa, de forma que existe uma modalidade de tratamento que pode ser mais ou menos adequada a cada caso.  A doença venosa crônica é o conjunto de alterações crônicas que se desenvolvem no sistema venoso periférico e que afetam a pele e o tecido subcutâneo, principalmente nos membros inferiores. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, estudos internacionais apontam que 80% da população está sujeita a apresentar a doença em graus leves.

Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica não invasiva, benéfica terapeuticamente ao promover relaxamento do indivíduo, reduzir a estase sanguínea e incentivar o retorno venoso, proporcionando a desintoxicação do tecido intersticial, como também a melhora da oxigenação e da nutrição celular, minimizando seu quadro clínico e influenciando positivamente a qualidade de vida (QV) dos indivíduos.

A aplicação da fisioterapia vascular através dos exercícios terapêuticos e da drenagem linfática manual (DLM) na Doença Venosa Crônica (DVC) contribui para a minimização das alterações vasculares, com melhora do retorno venoso, diminuindo a estase sanguínea e contribuindo para a melhora do quadro clínico.

Além dos exercícios físicos, a DLM é um dos recursos fisioterapêuticos para o tratamento da DVC, na medida em que pode amenizar as alterações decorrentes da doença através de uma abordagem global do paciente, resultando em melhora da mobilidade, do edema e da dor, como também das atividades funcionais


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.