Benefícios da Drenagem Linfática







http://vmulher5.vila.to/interacao/original/13/fisioterapia-dermato-funcional-13-103.jpg


O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório, formado por uma grande rede de vasos semelhantes às vias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o organismo e recolhem o líquido dos espaços existentes entre os tecidos, que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e direcionando a circulação sanguínea. Desta maneira, o sistema linfático, ao mesmo tempo, drena o excesso de líquido acumulado entre os tecidos e as toxinas do organismo, elevando a defesa do corpo contra doenças e infecções.

A técnica de drenagem linfática manual é complexa, constituida por um conjunto de manobras muito específicas, que estimula o sistema linfático por meio de massagens, contribuindo na eliminação do excesso de líquidos e toxinas pela urina. O fisioterapeuta pressiona e desliza as mãos sobre a pele do paciente, direcionando o líquido excedente pra os gânglios linfáticos que são responsáveis por essa eliminação, reduzindo o inchaço do corpo.

Desta forma, a drenagem é indicada em diversos casos como no tratamento pré e pós- operatórios de lipoaspiração, cirurgias plásticas, micro lipoaspiração, combatendo a gordura localizada. A drenagem linfática também atua no tratamento do fibro edema gelóide (celulite), pós-traumatismos, retenção de líquidos, cansaços e desconforto muscular que comumente ocorre durante a gestação, em certos períodos de TPM, insônia e pós- mastectomia. A drenagem linfática manual contribui para a defesa do corpo e sua ação antiinflamatória, promove relaxamento reduzindo a ansiedade do dia-a-dia.

Ressalta-se que é recomendável que a técnica de drenagem linfática deve ser realizada por fisioterapeutas, pois, para realizar esta técnica específica de drenagem linfática manual deve-se possuir um conhecimento aprofundado sobre fisiologia (funcionamento) e anatomia do sistema linfático, pois existem contra indicações e cuidados. Em mulheres grávidas uma técnica mal executada pode estimular as contrações uterinas e causar até a antecipação do parto a partir do sexto mês de gravidez. O fisioterapeuta deve verificar fisiologia do corpo do paciente em questão e antes iniciar a sessão, observar se o útero não está contraído. Além do mais, dependendo do caso, pode prejudicar a circulação causando hematomas. Contudo, a drenagem não deve ser realizadoa se a pessoa estiver com febre, processos infecciosos, trombose, insuficiência cardíaca congestiva descompensada, hipertensão arterial não controlada e neoplasias malignas (câncer).

Então se você está com retenção de líquidos, ou quer manter a saúde e a boa forma, vale à pena recorrer à drenagem linfática manual sendo também importante associá-la com exercícios regulares e alimentação saudável e lembrando-se sempre que esta deve ser realizada apenas por profissionais qualificados.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.