Aplicações do Ultrasom







https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh66JKfunI7dpSGblO5t_GISbXgqD31vCG9pnScCdB7rhJX0GLX7TgOuscLI08l5VHmeQgENfeDeKCQLpFcMw2Sh6w69NOdC7oaQ3BqQeXvRoZT7NRX21pSAKCyQ7SYfDNTVbOvOJoZzTY/s1600/ELETROTERAPIA_01.JPG

O ultrassom é um aparelho que emite uma irradiação mecânica de frequencia acima de 20 KHZ.O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico.

O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local.

O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele.

O efeito mecânico provoca o aumento da penetração de ativos cosméticos melhorando a performance dos produtos.

Existem vários tipos de aparelhos usados na medicina diagnóstica, mas para a área de estética são basicamente 3 tipos. O aparelho de 1 MHZ, 3 MHZ e 5 MHZ.

A diferença entre eles está na profundidade de atuação das ondas sonoras por eles emitidas.

O aparelho de 5 MHZ é o mais superficial, atinge cerca de 0,5 cm de espessura abaixo da pele e serve para tratamento de estruturas de espessura fina como a face.

O aparelho de 3 MHZ é o mais comumente utilizado na estética, sua profundidade chega a aproximadamente 1,5cm abaixo da pele, portanto atinge a camada de células gordurosas sem atravessar a camada muscular a afetar os órgãos vitais.

O aparelho de 1 MHZ é o mais profundo e é muito utilizado pela fisioterapia no tratamento das dores musculares, sua penetração atinge 4cm abaixo da pele.

As indicações do ultrassom em estética são: romper nódulos de celulite, descompactar gordura endurecida por fibrose, hidrolipoclasia e pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

A aplicação de ultrassom não deve ultrapassar os 20 minutos no corpo todo devido a fenômenos de redução dos níveis de glicose no sangue.

Nos protocolos de hidrolipoclasia em que ocorre injeção de soro fisiológico no subcutâneo e em seguida aplica-se o ultrassom, o tempo de aplicação também deverá ser respeitado não ultrapassando-se os 20 minutos.

A associação de técnicas é fundamental para melhores resultados, sendo assim, a indicação de técnicas como a drenagem linfática, endermologia e massagem modeladora estão indicadas após a aplicação de ultrassom.

Técnicas invasivas como a Carboxiterapia também apresentam resultados superiores quando associadas ao ultrassom.

Lembrando que a indicação correta inclusive das associações deve-se a uma boa avaliação prévia e análise corporal detalhada.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.