Aplicações do Ultrasom


>



http://3.bp.blogspot.com/_wEPclNdzz2k/THsrUvfP6HI/AAAAAAAAAFg/LcUFgm1pd-A/s1600/ELETROTERAPIA_01.JPG

O ultrassom é um aparelho que emite uma irradiação mecânica de frequencia acima de 20 KHZ.O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico.

O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local.

O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele.

O efeito mecânico provoca o aumento da penetração de ativos cosméticos melhorando a performance dos produtos.

Existem vários tipos de aparelhos usados na medicina diagnóstica, mas para a área de estética são basicamente 3 tipos. O aparelho de 1 MHZ, 3 MHZ e 5 MHZ.

A diferença entre eles está na profundidade de atuação das ondas sonoras por eles emitidas.

O aparelho de 5 MHZ é o mais superficial, atinge cerca de 0,5 cm de espessura abaixo da pele e serve para tratamento de estruturas de espessura fina como a face.

O aparelho de 3 MHZ é o mais comumente utilizado na estética, sua profundidade chega a aproximadamente 1,5cm abaixo da pele, portanto atinge a camada de células gordurosas sem atravessar a camada muscular a afetar os órgãos vitais.

O aparelho de 1 MHZ é o mais profundo e é muito utilizado pela fisioterapia no tratamento das dores musculares, sua penetração atinge 4cm abaixo da pele.

As indicações do ultrassom em estética são: romper nódulos de celulite, descompactar gordura endurecida por fibrose, hidrolipoclasia e pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

A aplicação de ultrassom não deve ultrapassar os 20 minutos no corpo todo devido a fenômenos de redução dos níveis de glicose no sangue.

Nos protocolos de hidrolipoclasia em que ocorre injeção de soro fisiológico no subcutâneo e em seguida aplica-se o ultrassom, o tempo de aplicação também deverá ser respeitado não ultrapassando-se os 20 minutos.

A associação de técnicas é fundamental para melhores resultados, sendo assim, a indicação de técnicas como a drenagem linfática, endermologia e massagem modeladora estão indicadas após a aplicação de ultrassom.

Técnicas invasivas como a Carboxiterapia também apresentam resultados superiores quando associadas ao ultrassom.

Lembrando que a indicação correta inclusive das associações deve-se a uma boa avaliação prévia e análise corporal detalhada.
Aplicações do Ultrasom Aplicações do Ultrasom Revisado by Faça Fisioterapia on 09:42:00 Nota: 5

Nenhum comentário