Cicatrização exagerada pode gerar nódulos após a lipoaspiração









Resultado de imagem para lipoaspiração

Existem dois tipos de fibrose. A fibrose normal está presente em toda a cicatriz, ela se apresenta como um tecido mais rígido na área da cicatrização que com o passar do tempo vai se desfazendo até desaparecer. Porém, também existe a fibrose patológica, que é um problema no processo de cicatrização e que compromete o resultado estético da cirurgia plástica.
A cicatrização exagerada nos tecidos internos é uma das mais temidas complicações após a cirurgia plástica. Ela ocorre principalmente no tecido subcutâneo, mas também pode acometer a superfície da musculatura. 

Fibrose após a lipoaspiração

 A lipoaspiração é a cirurgia estética que apresenta um maior risco para a fibrose e, na maior parte dos casos, o problema está diretamente ligado a um procedimento cirúrgico não adequado, uma lipoaspiração feita de maneira imprópria. Portanto, é fundamental que o cirurgião plástico seja experiente para fazer o procedimento corretamente, aspirando da camada de gordura mais profunda para a mais superficial. Esta última deve ficar intacta, sem as perfurações que induzem uma cicatrização irregular no meio do tecido gorduroso.
"É fundamental que o cirurgião plástico seja experiente para fazer o procedimento corretamente, aspirando da camada de gordura mais profunda para a mais superficial"
 É mais fácil de identificar a fibrose na lipoaspiração do que em outras cirurgias plásticas porque a gordura é um tecido macio e a fibrose é um tecido duro - o problema fica evidenciando. A grande gravidade é o fato de não ser possível retirar a fibrose patológica que está no meio da gordura. Ela estará distribuída em nódulos definitivos em vários níveis de profundidade. Em alguns casos também causará a fixação da derme na musculatura.

Identifique o problema

A fibrose normal que, no caso da lipoaspiração, vem acompanhada de inchaço e desaparece entre 30 e 60 dias, pode ser atenuada pela drenagem linfática, que contribui para que a fibrose ceda. Quando ela não desaparece em até três meses, na maioria das vezes, ela piora e raramente desaparece. Os locais que não têm fibrose vão desinchar e, consequentemente, a fibrose se ressalta.

Para evitar a fibrose exagerada

Além de ser fundamental que o procedimento seja feito da forma adequada por um profissional experiente, também é importante evitar o hematoma, que é o acúmulo de sangue nos tecidos. Há casos de pacientes que fazem uso de anticoagulantes, o que pode facilitar a formação de hematomas. No pós-operatório, uma recomendação muito importante é o uso da cinta de compressão, principalmente nos quatro primeiros dias, pois assim é reduzida a chance de juntar sangue na região lipoaspirada. A cinta pós-cirúrgica comprime o local e evita com que sangre, além de impedir com que acumule líquidos. O acompanhamento médico durante o período após a cirurgia deve ser feito rigorosamente para que o cirurgião plástico auxilie nos casos de complicações.

Publicado em 23/08/13 e revisado em 27/02/19
 


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.