Eletroterapia para o rosto na Fisioterapia Dermato-Funcional










A eletroterapia é um tratamento que faz uso de correntes elétricas para solucionar problemas de saúde ou estéticos.

As correntes elétricas utilizadas são de baixa intensidade e podem ser aplicadas no paciente através de eletrodos ou agulhas, com o objetivo de produzir reações físicas, biológicas e fisiológicas no tecido.

Esse tipo de tratamento estético pode ser usado no corpo ou no rosto, após observar as áreas e identificar as necessidades, como remoção de manchas escuras na pele, cicatrizes de acne ou de outra cirurgia, eliminar rugas ou linhas de expressão, combater a flacidez, celulite, estrias ou gordura localizada, por exemplo. O terapeuta mais indicado para usar estes aparelhos é o fisioterapeuta especialista em dermato funcional.

Principais aparelhos de eletroterapia para o rosto

1. Luz pulsada 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

É um tipo de aparelho semelhante ao laser, que emite feixes de luz, que atuam diretamente nos melanócitos, tornando a pele mais clara e com uma cor uniforme.

  • Para que serve: Para uniformizar o tom da pele, removendo completamente as manchas escuras da pele. 
  • Contraindicações: Em caso de toma de Roacutan, e em caso de uso de corticoides ou anticoagulantes nos últimos 3 meses, remédios fotossensibilizantes, quando a pele encontra-se bronzeada, feridas na pele, sinais de infecção ou câncer.

2. Radiofrequência 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

É um equipamento que desliza sobre a pele de forma suave e que promove a formação de novas células de colágeno, elastina e que produz novos fibroblastos, que tornam a pele mais firme e sem rugas ou linhas de expressão. 

  • Para que serve: Para combater rugas e linhas de expressão, deixando a pele mais firme e sedosa. 
  • Contraindicações: Em caso de febre, gravidez, câncer, queloide, prótese metálica na região, marcapasso, hipertensão e alteração da sensibilidade no local. 

3. Corrente galvânica 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

É uma corrente do tipo contínua que tem 2 eletrodos que devem estar em contato com a pele ao mesmo tempo para que a substância que foi colocada diretamente na pele possa penetrar de forma mais profunda, além disso, esse aparelho favorece a vasodilatação, aumenta a temperatura e diminui a dor. A galvanopuntura serve para reduzir as olheiras, linhas de expressão e promover uma revitalização facial utilizando uma caneta específica que emite uma corrente elétrica pequena e suportável, que estimula a regeneração da pele por favorecer a formação de colágeno, elastina e fibroblastos.

  • Para que serve: Para penetrar na pele produtos com ureia, colágeno, elastina e vitamina C, por exemplo. Ela é um complemento bastante eficaz para combater as olheiras e rugas ao redor do olhos e da boca. 
  • Contraindicações: Em pessoas com marcapasso cardíaco, câncer, alteração da sensibilidade no local, epilepsia, nos elevados níveis de glicocorticoides.

4. Carboxiterapia 

Consiste na aplicação de injeções de gás carbônico sobre a pele, sendo que o gás melhora a oxigenação dos tecidos e combate a flacidez por promover a formação de novas células que conferem firmeza à pele. 

  • Para que serve: Combater rugas, linhas de expressão e olheiras. Saiba tudo sobre a carboxiterapia para olheiras. 
  • Contraindicações: Em pessoas com alergia na pele, obesidade, gravidez, herpes e doença cardíaca ou pulmonar.


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.