Cuidado com os ressecamentos e rachaduras na pele durante o inverno







O inverno é umas das estações mais agradáveis do ano. As pessoas se vestem de forma mais elegante, é agradável ficar em casa curtindo a família e os amigos de forma mais aconchegante, além da alimentação ficar ainda mais convidativa. Para muitas pessoas, o inverno é bom não só pelo clima gostoso, mas pelo charme que a estação proporciona.

Mas, é nesta época também que os cuidados com o corpo e, principalmente, com a pele devem ser redobrados, para evitar os ressecamentos e rachaduras provocados pelo clima seco e o frio. A fisioterapeuta, Tatiana Campos Rocha faz um alerta para este período. Segundo ela, com a queda da temperatura e a diminuição da umidade, a pele sofre graves conseqüências.

A fisioterapeuta explica que para manter a pele hidratada é necessário evitar banhos muito quentes, limpar bem a pele, usar cremes hidratantes e não esquecer o filtro solar. "A maior preocupação que se deve ter durante o inverno é hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele. Com este cuidado é possível proteger a pele contra agressões externas, como o ar frio, resultando numa pele mais viçosa e saudável", explica.

Ainda segundo Tatiana, as mudanças bruscas de temperatura, os ventos fortes e o ar seco favorecem a evaporação da água do organismo e diminuem o grau de hidratação, deixando-a ressecada. "É importante continuar bebendo bastante água, mesmo que não se tenha sede, pois o corpo pede hidratação. O ressecamento dos lábios, por exemplo, é um dos sinais de desidratação", completa.

A fisioterapeuta também alerta sobre os raios solares no inverno, pois, mesmo que não pareçam, continuam sendo nocivos à pele. A foto proteção é essencial por causa das radiações a que a pele é exposta. Luzes de todas as origens podem ser motivos de aceleração do envelhecimento e do aparecimento de manchas na pele, desde luzes residenciais as radiações de monitores e TVs.

"Se engana quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o filtro solar deve ser usado todos os dias, inclusive nos dias nublados, chuvosos e aqueles dias em que não vamos sair de casa", completa a fisioterapeuta.



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.