Fisioterapia no tratamento de celulite








A celulite ou hidrolipodistrofia ginóide crônica ( hidro- água, lipo-gordura, distrofia- distúrbio, ginóide- referente a mulher) surge devido a um mal funcionamento dos adipócitos (células de gordura ) onde neles ocorre um desequilíbrio entre os meios óleo e água ou seja, as células de gorduras retém um maior teor de lipídio, diferente e alterado que estimula a retenção de líquidos, levando assim ao aumento de volume da célula que gera a compressão dos vasos ( a circulação sangüínea fica comprometida) e o rompimento das fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela sustentação da pele). Devido a isto, a pele fica com aparência de "casca de laranja" .

Fatores coadjuvantes ou precipitantes

Esses fatores por si só não são capazes de determinar o aparecimento das celulites mas a sua soma em conjunto com a natural tendência das mulheres, aumenta e muito as chances de ocorrência. São eles:

- Vida sedentária - a prática de alguma atividade física leva a queima de gorduras para produção de energia para o exercício, especialmente se for atividades aeróbicas como caminhadas, corridas, bicicleta ...

- Ingestão de álcool - as bebidas alcóolicas representam mais gorduras para o organismo quando consumidas.

- Pílulas anticoncepcionais - por terem na sua constituição hormônios femininos desencadeiam as alterações nos adipócitos.

- Cigarro - as substâncias do cigarro determinam expessamento das paredes dos vasos sangüíneos levando mais ainda a uma má circulação.

- Dieta hipercalóriaca - a ingesta de alimentos gordurosos leva a um maior acúmulo de gordura nas células e assim precipitando o desequilíbrio.

Tipos de celulite

A celulite pode estar em diferentes estágios desde o mais ameno ao mais proeminente e ainda pode esta associada com gorduras localizadas. Veja:

- Celulite não aparente - é apenas quando os músculos se contraem ou quando a região é apertada pelas mãos.

- Celulite aparente - é visível, independente de alguma contração muscular, o tal aspecto na pele de " casca de laranja ".

- Celulite avançada - a alteração na pele é além do aspecto de casca de laranja, a pele fica como um alcochoamento e pode conter microvarizes.

- Celulite grave - o aspecto de alcochoamento é nítido e há presença de dores.

Tratamento

O tratamento da celulite é um processo demorado e estar relacionado em promover melhores condições fisiológicas para os adipócitos . Isto pode ser obtido através da adoção de medidas alimentares equilibradas e a prática de atividades físicas como hábito. Contudo, o uso de medidas de tratamento especializado, de ação local pode acelerar o tratamento (eletrolipólise, drenagem linfática, ultra - som, thermojet e pressojet ).

Atividades físicas

As atividades físicas indicadas são aquelas que promovam a queima de gorduras como exercícios aeróbicos, ao qual se incluem : caminhadas, corridas, bicicletas, natação, futebol, vôlei, ginástica aeróbica... Essas atividades necessitam de energia para a contração muscular e esta é ofertada através da degradação das gorduras e açúcares presentes no organismo. As gorduras fornecem mais energia que os açucares porém sua degradação é mais demorada, ao contrário dos açúcares - os primeiros a serem requisitados, necessitando assim que os exercícios sejam feitos por um intervalo de tempo maior ( mais de vinte minutos) para que então as gorduras possam entrar como fornecedoras de energia.

Condutas fisioterápicas

Os princípios termoterápicos , eletroterápicos e massoterápicos são recursos disponíveis e utilizados pelos fisioterapeutas em clínicas especializadas para o tratamento da celulite. Este tratamento segue bases fisiológicas com atuação metabólica local o que a uma ação mais rápida no tratamento da celulite. São eles:

- Eletrolipoforese - uso de agulhas finíssimas, longas para conduzir uma corrente elétrica de baixa voltagem na região acometida. A corrente ajuda metabolizar as gorduras;

- Drenagem linfática - técnica de massoterapia com uso de cremes especiais nas áreas acometidas com intuito de aumentar a circulação e promover desintoxicação. Ajuda a drenar líquidos acumulados entre as células de gordura ;

- Ultra-som - método que utiliza a aplicação de ondas sonoras através de um cabeçote no local acometido para quebrar as gorduras retidas nos adipócitos. Sua ação também promove efeito anti-nflamatório ( combate as dores) e de aumento da circulação;

- Thermojet - uso do calor produzido pelos raios infravermelhos para estimular a corrente sangüínea e as reações metabólicas nos adipócitos;

- Pressojet - uso de botas térmicas até a altura da cintura que provocam uma massagem aquecida e assim promove uma drenagem linfática;

- Estimulação russa - aplicação de corrente elétrica na musculatura para promover contrações musculares. Geralmente se usa na região das nádegas e pernas;

- Endemologia - por meio de uma ventosa, a região acometida é massageada. Estimula a circulação e a desintoxicação;

- Termoliporedutor - a região acometida é embebida por um gel e depois, sobre ela, aplicada uma corrente elétrica que irá aquecela. A circulação fica ativada e as toxinas liberadas.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.