Cicatrizes escuras, aderidas e hipertróficas (elevadas).







Tanto para cirurgias plásticas ou não, as cicatrizes são sempre a preocupação que atormenta: "Será que a cicatriz vai ficar boa, será que vai aparecer muito?". Infelizmente, nem sempre a cicatrização é perfeita e estética, e isso chateia muito o paciente. As chamadas cicatrizes esteticamente aceitáveis são planas, clarinhas e finas.

Os problemas cicatriciais podem ser diversos: hipertrofia da cicatriz, ou seja, a produção de colágeno é um pouco além da conta ou MUITO além, nos casos do quelóide; hiperpigmentação, que é a cicatriz ficar mais escura do que a pele adjacente; aderências, que geralmente estão associadsa à inflamação durante o período cicatricial, desordem na deposição de colágeno e falta de manipulação adequada.

Vamos por partes:

O quelóide é muito difícil de se tratar. Geralmente faz-se criocirurgia com o médico dermatologista e o quelóide é minimizado. Refazer a incisão não vale a pena, já que essa afecção tem fundo genético e a chance de surgir quelóide novamente é enorme.

A cicatriz hipertrófica, elevada em relaçãò à pele. Nesse caso pode-se tentar uma nova incisão, já que o problema pode não ser genético. Por exemplo, é a primeira cicatriz que fica ruim naquele paciente, o que provavelmente tem relação com falta de repouso no período cicatricial, inflamação, etc. Fazendo nova incisão, e mantendo os devidos cuidados na nova fase de cicatrização, as chances de uma cicatriz esteticamente aceitável é grande. Entretanto, a cicatriz hipertrófica pode ser bem melhorada com recursos conservadores como os peelings tanto de cristal quanto o químico. Com esses recursos vai se aplainando a pele da cicatriz até que ela abaixe bem, e quanto menos elevada, melhor o resultado.

A hiperpigmentação também é possível de se resolver com os peelings químicos e de cristal, luz intensa pulsada, além do uso de clareadores tópicos em domicílio. Com alguns meses nota-se clareamento significativo da cicatriz.

A aderência é um problema bem chatinho de se resolver. Se for uma aderência leve, manobras fisioterapêuticas feitas com os dedos, vácuo, ultra-som terapêutico, e outros recursos de eletroterapia como luz infravermelha, laser terapêutico, podem resolver. O processo é lento e as técnicas devem ser associadas para garantir bons resultados. Porém, se a aderência for intensa e total, a chance de melhora por métodos conservadores é mínima. Nesse caso parte-se para nova incisão afim de obter-se uma nova cicatrização.

O ideal é darmos a devida importância ao processo de cicatrização e seguir os cuidados necessários nesse período: não realizar movimentos que tendem a separar as bordas da cicatriz, não expor a cicatriz ao sol por no mínimo 6 meses, fazer o repouso adequado, evitar contato de substâncias estranhas na cicatriz evitando inflamações e/ou infecções, fazer uos dos recursos que auxiliam no processo como adesivos de silicone e contensores de movimento, além da manipulação realizada por fisioterapeutas, que previne aderências.

Seguindo os devidos cuidados, você aumenta muito a chance de consgeuir uma cicatriz perfeita!

Fonte



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.