Esclareça 10 dúvidas sobre hidratação da pele







Manter a pele hidratada não é só uma questão de estética: é também fundamental para prevenir o aparecimento de diversas doenças. Agora que já estamos no outono e o inverno está a caminho - período em que todos os tipos de pele tendem a desidratar com mais frequência, pois a umidade do ar é menor -, é ainda mais importante estar atento à hidratação da pele. Veja abaixo algumas dicas essenciais sobre esse tema.

Qual é a importância de ter uma pele sempre bem hidratada?
Com a pele hidratada, mantemos a barreira cutânea íntegra, o que impede a descamação e aparecimento de áreas de coloração opaca da pele, mantendo o tom normal ou bronzeado da pele por mais tempo, além de impedir a instalação de infecções oportunistas, sejam bacterianas ou fúngicas.  

Agora que já estamos no outono e o inverno está a caminho, é ainda mais importante estar atento à hidratação da pele.

É verdade que com o passar dos anos, a pele fica menos hidratada? Por quê?
Sim. Ao envelhecermos, nossa pele fica mais fina, permitindo que a água presente na pele evapore para o meio externo; além do mais, as glândulas sebáceas diminuem sua capacidade de produção, diminuindo a quantidade de sebo na superfície da pele (o sebo desempenha um papel importante como isolante, retendo água sob ele), permitindo, também, que a água que chega à superfície da pele evapore, desidratando a pele.

Qual deve ser a frequência da hidratação da pele do rosto e do corpo?
Como potencializar a absorção do produto? No mínimo, duas vezes ao dia, de preferência após o banho. Sua penetração pode ser potencializada com uma leve esfoliação na pele, de 1 a 2 vezes por semana.

Além de passar hidratantes todos os dias, o que é possível fazer para manter a pele bem hidratada?
O segredo para uma pele bem hidratada é beber muita água (de 1,5 a 2 litros por dia) e tomar banhos rápidos, sem usar sabonete em excesso, e com água morna para fria.

Quantidade é certeza de bom resultado? Ou seja, lambuzar a pele com bastante hidratante é garantia de uma pele mais saudável e bonita?
Quantidade não é sinônimo de uma pele hidratada. O importante é usar um hidratante em quantidade suficiente para recobrir toda a pele do corpo, específico para cada tipo de pele (ou seja, hidratantes para peles normal, oleosa ou seca, dependendo do tipo da pele).

Qual é a textura ideal do creme hidratante?
A textura de um creme depende do tipo de pele que ele é indicado. Geralmente, cremes mais densos, são indicados para peles mais secas já que eles são ricos em matérias-primas oclusivas (matérias-primas mais oleosas, que formam um filme oclusivo sobre a pele, impedindo a água de evaporar); os cremes mais fluidos são indicados, principalmente, para pele normal a oleosa, pois são ricos em matérias-primas umectantes (retiram água da atmosfera, ou seja, do ar, atraindo-a para a pele, além de "puxar" água da profundidade da pele, atraindo-a para as camadas mais superficiais da pele, hidratando-a).

Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme, de gel, de loção e de serum?
Geralmente, esta diferença é mais para adequá-lo aos vários tipos de pele. Para pele oleosa: gel e loção; pele normal: loção e serum; pele seca: creme e loção. 

É bom que um hidratante faça mais que hidratar?
Atualmente, a maioria dos hidratantes possui outras substâncias que fazem mais que hidratar, como as vitaminas (principalmente, a C e a E, que impedem a produção de radicais livres, importantes para o envelhecimento da pele, e a vitamina A, conhecido como retinol, que estimula a produção de fibras elásticas e colágenas, tornando a pele mais firme, e afina as camadas mais externas da pele, diminuindo manchas e rugas) e os filtros solares (que diminuem a produção de radicais livres e degradação de fibras elásticas e colágenas, os quais predispõem ao envelhecimento da pele, bem como impede a queimadura da pele, a qual favorece o aparecimento do câncer de pele).

E as máscaras hidratantes para o rosto? Como funcionam? Substituem o creme hidratante?
As máscaras hidratantes são produtos hidratantes com uma alta concentração dos princípios ativos em um veículo muito oleoso e aderente. Eles servem para dar uma hidratação intensiva para a pele, desde que, em seguida à sua retirada, a superfície cutânea não seja lavada vigorosamente.

Como agem os hidratantes ?in-shower? feitos para serem utilizados no próprio banho?
São produtos ricos em agentes oclusivos, os quais devem ser passados no corpo com o chuveiro desligado antes da última enxaguada (sem esfregar a pele ou usar sabonete associado); em seguida, enxugar a pele com uma toalha felpuda, sem esfregá-la, mas só tocar a pele, para remover o excesso de água.



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.