Antioxidantes e o envelhecimento









A pele tem a função principal de atuar como barreira protetora do organismo contra agressões do meio externo, uma das agressões causadas na pele seria o envelhecimento que é temido não apenas pelas mulheres, mas também pelos homens. O envelhecimento cutâneo é um tema extremamente abrangente, pois envolve envelhecimento celular, pigmentação, rugas, flacidez e ressecamento da pele (Kede & Sabatovich, 2003).

O envelhecimento diferencia-se entre intrínseco e o extrínseco, sendo o envelhecimento extrínseco causado por agentes exógenos como a exposição ao sol, vento, poluição e baixa umidade ambiental e o envelhecimento intrínseco são causas endógenas que se referem às mudanças anatômicas e fisiológicas devido aos fatores fisiológicos e genéticos. A maioria das alterações da pele é devida a exposição acumulada à luz ultravioleta (UV) (Gilcherst & Krutmann, 2007).

Os produtos cosméticos antienvelhecimentos atuam de diversas formas, estimulam a renovação celular, promovem a hidratação da epiderme, oferecem fotoproteção, estimulam síntese de macromoléculas, como colágeno e reforçam a defesa antioxidante (Garewal & Diplock, 1995).

Os antioxidantes são responsáveis pela proteção do organismo contra a ação dos radicais livres, que danifica as camadas da pele, ocasionando a formação de depressões que são pequenas fendas chamadas rugas. Os antioxidantes podem ser encontrados naturalmente em nosso organismo e em alimentos como vitaminas A, C e E, selênio, zinco, bioflavonóides, licopeno, isoflavonas, catequinas (Halliwell & Guitteridge, 2000).
Saiba mais
Qual é o seu Diferencial?
‘Aspecto Celulítico’ : rompendo paradigmas
Ginástica facial e a importância na estética

Dentre os principais antioxidantes estão às vitaminas que são indicadas para aplicação de uso tópico combatendo várias doenças da pele, especialmente para ajudar a prevenir, retardar ou impedir certas mudanças degenerativas associadas ao processo de envelhecimento. (Maia Campos, 2006).

A aplicação tópica de antioxidantes neutraliza alguns radicais livres, levando a diminuição ou a prevenção dos sinais do envelhecimento cutâneo. Para a administração tópica de antioxidantes ser efetiva na prevenção do envelhecimento da pele, a estabilidade do produto é crucial, pois antioxidantes são instáveis, podem oxidar facilmente, tornando-se inativos antes de alcançar seu objetivo, e devem ser corretamente absorvidos na pele para alcançar seu tecido de objetivo de forma ativa, e permanecer lá ate ter os efeitos desejados. (Langley, 2000).

A Vitamina A, na foram de retinol, desde que em concentrações de 0,3% até 4%, e o retinaldeído, nas concentrações de 0,05% a 1%, são permitidos nos produtos cosmecêuticos e demonstram eficácia no tratamento do envelhecimento. Já a Vitamina C é útil desde que usada na forma de ácido ascórbico levógiro e nas concentrações de 5% a 15%, sendo ideal no mínimo 10% (Bagatin, 2009).

A ação antioxidante da Vitamina E, conhecida como α-tocoferol se dá tanto por neutralização das formas radicalares, inibindo a peroxidação lipídica, como por inibição direta da peroxidação lipídica (Okigami, 2001).

Os polifenóis do Chá Verde são obtidos da planta Camellia sinensis e as epicatequinas, comumente chamadas de polifenois, impedem à penetração da radiação UVB, evitando os seus efeitos sobre as células, inclusive a imunossupressão. Têm, portanto, propriedades antioxidante, antiinflamatória e anticarcinogênica demonstradas largamente em estudos in vitro ou em animais (Bagatin, 2009).

A Ubiquinona, também conhecida como Coenzima Q10, exerce sua atividade antioxidante através da transferência de prótons da membrana mitocondrial, neutralizando radicais reativos de oxigênio e prevenindo os danos nas biomoléculas (Magalhães, 2000).

Com o aumento da expectativa de vida da população e sua crescente procura por produtos antienvelhecimento, a Cosmetologia busca constantemente novos produtos que previnam e atenuem os sinais do envelhecimento cutâneo, investindo cada vez mais nos estudos das substâncias antioxidantes.

Fonte

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.