Como tratar os diversos tipos de cicatrizes









As marcas superficiais podem ser amenizadas em até 90% com dermoabrasão e peeling químico ou a laser. Porém, quando a cicatriz é profunda, na forma de furinhos, os tratamentos chegam a amenizá-las em apenas 60%. Nesse caso, duas ou mais técnicas são combinadas. "Depois de uma intervenção cirúrgica para resolver a depressão, podem usadas técnicas de preenchimento ou de lixamento para igualar a superfície da pele", explica dra. Ana Lúcia.

» Elimine as cicatrizes do rosto

Cicatriz provocada por ferimentos
Peeling de ATA suaviza as manchas acastanhadas e disformes. Se há alteração no relevo cutâneo, são recomendados preenchimento com gordura, ácido hialurônico ou colágeno. O efeito é temporário: dura de oito meses a um ano e meio. Já no caso de fibrose - formação excessiva de fibras, deixando a pele endurecida e esbranquiçada - pouco se pode fazer.

Cicatriz provocada por cortes cirúrgicos
Marcas escuras são suavizadas com a aplicação de ácido retinóico e clareadores. O uso continuado é capaz de igualar a tonalidade da pele. As manchas esbranquiçadas são difíceis de serem amenizadas. "A tatuagem tem sido usada para disfarçá-las. Mas ainda é uma técnica pouco desenvolvida e só deve ser feita por um médico", alerta a dermatologista.

Cicatriz provocada por queimadura
Em casos graves, somente a cirurgia plástica pode amenizar o problema, em até 70%. Nesse caso é feito o enxerto que, aos poucos, devolve a elasticidade da pele, alterada pela destruição dos tecidos. "O número de intervenções depende da extensão da cicatriz", diz o cirurgião-plástico. As manchas claras podem ser amenizadas com aplicação de ácido retinóico para uniformizar o tom da pele. Já as manchas mais escuras, podem ser suavizadas com o uso de hidroquinona (clareadores); e no caso de quelóides, com infiltração de corticóides.



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.