Como tratar os diversos tipos de cicatrizes


>





As marcas superficiais podem ser amenizadas em até 90% com dermoabrasão e peeling químico ou a laser. Porém, quando a cicatriz é profunda, na forma de furinhos, os tratamentos chegam a amenizá-las em apenas 60%. Nesse caso, duas ou mais técnicas são combinadas. "Depois de uma intervenção cirúrgica para resolver a depressão, podem usadas técnicas de preenchimento ou de lixamento para igualar a superfície da pele", explica dra. Ana Lúcia.

» Elimine as cicatrizes do rosto

Cicatriz provocada por ferimentos
Peeling de ATA suaviza as manchas acastanhadas e disformes. Se há alteração no relevo cutâneo, são recomendados preenchimento com gordura, ácido hialurônico ou colágeno. O efeito é temporário: dura de oito meses a um ano e meio. Já no caso de fibrose - formação excessiva de fibras, deixando a pele endurecida e esbranquiçada - pouco se pode fazer.

Cicatriz provocada por cortes cirúrgicos
Marcas escuras são suavizadas com a aplicação de ácido retinóico e clareadores. O uso continuado é capaz de igualar a tonalidade da pele. As manchas esbranquiçadas são difíceis de serem amenizadas. "A tatuagem tem sido usada para disfarçá-las. Mas ainda é uma técnica pouco desenvolvida e só deve ser feita por um médico", alerta a dermatologista.

Cicatriz provocada por queimadura
Em casos graves, somente a cirurgia plástica pode amenizar o problema, em até 70%. Nesse caso é feito o enxerto que, aos poucos, devolve a elasticidade da pele, alterada pela destruição dos tecidos. "O número de intervenções depende da extensão da cicatriz", diz o cirurgião-plástico. As manchas claras podem ser amenizadas com aplicação de ácido retinóico para uniformizar o tom da pele. Já as manchas mais escuras, podem ser suavizadas com o uso de hidroquinona (clareadores); e no caso de quelóides, com infiltração de corticóides.



Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário