A microdermoabrasão ou peeling de cristal









A microdermoabrasão ou peeling de cristal é um peeling mecânico que utiliza um sistema abrasivo com recurso a um fluxo de microcristais de óxido de alumínio associado a sucção a vácuo dos cristais projetados e fragmentos celulares resultantes da esfoliação.

A profundidade de peeling atingida depende da quantidade de cristais projetados, da granulometria dos cristais, da velocidade de projeção e do número de passagens da cânula.

A microdermoabrasão também pode ser realizada utilizando uma ponteira diamantada (peeling de diamante), neste caso consiste na utilização de uma caneta com ponteira de lixa, que pode apresentar diversos diâmetros. Esta é passada sobre a pele húmida promovendo esfoliação e, simultaneamente aspira os fragmentos de pele, através de um orifício no centro da ponteira.


Tal como em outras técnicas abrasivas, a microdermoabrasão provoca remoção de células mortas via peeling mecânico e desencadeia um processo inflamatório local, aumentando deste modo a atividade fibroblástica e por conseguinte os elementos constituintes dérmicos. Contrariamente aos peelings químicos, neste método a esfoliação é imediatamente controlada.

Por razões de segurança o fisioterapeuta não deve ultrapassar o peeling de nível epidérmico, uma vez que os recursos ao seu dispor não permitem controlar as reações adversas que podem decorrer de peelings mais profundos.

Indicações da microdermoabrasão:
Cicatrizes de acne;
Estrias;
Rugas;
Manchas hipercrómicas.


Contra-indicações da microdermoabrasão:
Infeções ativas;
Acne ativa;
Rosácea;
Lupus;
Úlceras e erosões;
Verrugas;
Herpes.

São expetáveis certas reações após a aplicação da microdermoabrasão, decorrentes da resposta inflamatória desencadeada, nomeadamente, prurido, eritema, sensação de pele queimada e ligeiro edema.

Complicações da microdermoabrasão: Hiperpigmentação pós-inflamatória, ptéquias, púrpura. A exposição crónica por parte do profissional pode conduzir a reações de hiper-reactividade ao alumínio e em caso mais extremos a problemas pulmonares ou mesmo a distúrbios neurológicos. Como tal, é fundamental que este esteja devidamente protegido com máscara de proteção para aerossóis, óculos, bata e luvas sempre que manuseia este recurso terapêutico.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.