Aspectos atuais da fisioterapia dermato funcional









Na atualidade, existe uma constante busca por um corpo perfeito, no qual os efeitos cronológicos do envelhecimento e um corpo esbelto, propagado na mídia devem ser e mantidos a qualquer preço. Dentro deste contexto a Fisioterapia Dermato Funcional teve um crescimento exponencial nos últimos anos. Os profissionais especializados nesta área, através dos seus recursos terapêuticos podem proporcionar ao paciente não só a melhora dos aspectos estéticos quanto á da autoestima e bem-estar. Não devemos esquecer que, a especialidade de Dermato Funcional tem uma ampla atuação na área da reabilitação dermatológica, que no qual é pouco propagada; como atuação em pacientes queimados, dermatites, vitiligo, elefantíase, linfedemas, pré e pós-operatório, enxertia, pós-necrose de retalhos, deiscência de suturas, cicatrização de ulceras, verrugas, sequelas de acne, psoríases, foliculite, síndrome acrocianótica entre outros aspectos. Desta forma, temos uma visão que a especialidade não tem só objetivo estético e sim na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar, tendo como resultado a recuperação funcional.

Devemos lembrar que, a atual Dermato Funcional ou antigamente conhecida como Fisioterapia Estética passou por momento críticos. Os primeiros relatos de fisioterapeuta atuando na área de estética são da década de 70, já as primeiras publicações cientificas surgiram, somente na década de 90. Nesta época nós éramos discriminados até pela própria classe, não tínhamos o reconhecimento dos Conselhos Federais, Regionais e a produção cientifica de âmbito nacional e internacional era escassa. Hoje temos certeza que este cenário mudou radicalmente, temos o reconhecimento internacional e pelos conselhos de classe, o tal “preconceito” propagado entre os nossos colegas caiu por terra, onde visualizamos o aumento da demanda de serviços e profissionais especializados na área, além de eventos científicos (congresso, encontros, simpósio e cursos de extensão universitária).

Crescemos muito e esta é uma área que ainda tem muito por crescer, do ponto de vista científico. Devemos cada vez mais, praticarmos uma Dermato Funcional baseada em evidências, independentemente de interesses pessoais ou de grupos, mas visando a saúde da população. Sabemos que precisamos continuar mudando, e estas mudanças significam incomodar, provocar e colocar em confronto argumentos que proporcione um melhor respaldo no ato profissional do especialista em Dermato Funcional, de acordo com os avanços tecnológicos. Devemos entender que, Dermato Funcional já faz parte da realidade da Fisioterapia, encarando do ponto de vista social, devidamente estabelecida, e consequentemente, tem responsabilidade importante a cumprir no âmbito da saúde brasileira.

Deve ser salientado que a especialidade não veio com finalidade de substituir outro profissional, ao contrario, vem acrescentar e preencher lacunas (que é por sua competência) e ocupar o lugar dentro de uma equipe interdisciplinar que assiste a estética da sociedade e que objetiva acima de tudo a Saúde Humana, vistos nos mais amplos sentidos.

Espero que esta coluna torne-se um canal de discussão e informação dos principais temas atuais da Dermato Funcional. Estamos abertos para estarmos solucionando eventuais dúvidas pertinentes a especialidades.

Segue abaixo o meu e-mail para eventuais dúvidas ou sugestões das próximas edições: beltraoesthetic@yahoo.com.br

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.