O que é a Terapia de indução do colágeno


>






A terapia de indução de colageno (TIC), também conhecida por micronnedling ou mais vulgarmente dermaroller, consiste numa terapia transdérmica com recurso a um dispositivo composto por um rolo com fileiras de micro-agulhas que podem ter diferentes profundidades, desde 0,2 a 3mm.

Esta terapia utiliza dois mecanismos de ação:

Indução natural da síntese de colagénio – a lesão levada a cabo pela penetração das micro-agulhas na camada epidérmica, desencadeia uma cadeia de reações químicas e biológicas com o propósito de regeneração/cicatrização tecidular. Assim sendo, as plaquetas produzem fatores de crescimento, com aumento da densidade de fibroblastos que por sua vez levam há produção de colagénio (III na fase aguda e I após tratamento) elastina e glicosaminoglicanos. Em paralelo é incrementada a neovascularização. Mais recentemente, surgiu uma teoria que apoia que esta síntese de colagénio pode ser desencadeada por um efeito bioelétrico. A estimulação exercida pela picada da micro-agulha (<1 data-blogger-escaped-a="" data-blogger-escaped-as="" data-blogger-escaped-assim="" data-blogger-escaped-br="" data-blogger-escaped-c="" data-blogger-escaped-celular="" data-blogger-escaped-condutividade="" data-blogger-escaped-de="" data-blogger-escaped-diferencia="" data-blogger-escaped-diretamente="" data-blogger-escaped-e="" data-blogger-escaped-el="" data-blogger-escaped-elementos="" data-blogger-escaped-encurtando="" data-blogger-escaped-endoteliais="" data-blogger-escaped-favorecendo="" data-blogger-escaped-fibroblastos="" data-blogger-escaped-fundamentais="" data-blogger-escaped-i="" data-blogger-escaped-incrementa="" data-blogger-escaped-intercelulares="" data-blogger-escaped-levando="" data-blogger-escaped-lulas="" data-blogger-escaped-mm="" data-blogger-escaped-nicas="" data-blogger-escaped-nomeadamente="" data-blogger-escaped-o="" data-blogger-escaped-para="" data-blogger-escaped-produ="" data-blogger-escaped-reparadora.="" data-blogger-escaped-resposta="" data-blogger-escaped-rias="" data-blogger-escaped-trica="" data-blogger-escaped-trocas="" data-blogger-escaped-v=""> Sistema de liberação transdérmica – o microagulhamento efetuado nas várias direções permite a abertura de micro-canais transcelulares para penetração de princípios ativos, possibilitando a permeação de substâncias hidrofílicas e de grande tamanho molecular.

A TIC tem como principais vantagens ser um procedimento minimamente invasivo, com curto período de recuperação após tratamento e é de baixa toxicidade.


Indicações da TIC:

Rugas;
Flacidez dérmica;
Cicatrizes e estrias;
Queda de cabelo;
Hiperpigmentação;
Fibro edema gelóide;
Lipodistrofia localizada.


Contra-indicações da TIC:

Território com alterações vasculares;
Gravidez e amamentação;
Alergia a metais;
Alteração de sensibilidade;
Neoplasia;
Afecções dermatológicas na área a tratar;
Processos inflamatórios/infecciosos;
Áreas hemorrágicas;
Feridas.
O que é a Terapia de indução do colágeno O que é a Terapia de indução do colágeno Revisado by Faça Fisioterapia on 04:14:00 Nota: 5

Nenhum comentário