Fisioterapia Dermato-Funcional em alta no mercado


>



A Fisioterapia Dermato-Funcional é um das áreas que atualmente garante empregabilidade certa ao profissional fisioterapeuta. É uma área de atuação voltada à parte estética e reparadora, e há alguns anos era chamada apenas de Fisioterapia Estética.

O profissional fisioterapeuta é habilitado para tratar das disfunções da pele, no pré e pós-cirúrgico de grandes e pequenas cirurgias plásticas e reparadoras, dentre as quais as lipoaspirações e queimaduras. No contexto da dermato-funcional o profissional fisioterapeuta atua em patologias como flacidez, obesidade, fibroedema gelóide (celulite), estrias, linfedema, cicatrizes hipertróficas e quelóides, lipodistrofia localizada e ainda no pré e pós-operatório de cirurgia plástica e reparadora, como no caso das queimaduras.

Na fase pré-operatória, o fisioterapeuta é um profissional fundamental e indispensável para o trabalho de manutenção da musculatura que estará envolvida na cirurgia, além de uma documentação prévia completa das condições gerais do paciente, musculares e de pele. Já na fase do pós-operatório a intervenção está de acordo com a cirurgia e com o procedimento realizado, mas para a redução do edema que ocorre nesta fase, a drenagem linfática é indicada em todas as técnicas cirúrgicas, permitindo abordagens precoces. O fisioterapeuta tem o domínio da atuação na área, pois em sua graduação existem disciplinas específicas na matriz curricular que o habilita para tal, como eletroterapia, termofototerapia, fisioterapia manipulativa e fisioterapia dermato-funcional, dentre outras.

A Fisioterapia Dermato-Funcional ou Fisioterapia Dermatológica é uma área de atuação profissional do fisioterapeuta, uma vez que os tratamentos estéticos eram tratados como empíricos. Devido à falta de comprovação científica surgiu a Fisioterapia Dermato-Funcional que evolui a cada dia e traz a formação de profissionais especializados com base científica em todas as aplicações e ações terapêuticas. O mercado de trabalho está em expansão porque cada vez mais cresce a procura pela melhora da auto-estima e como consequência cresce o numero de cirurgias plásticas. Coadjuvante a este item, torna-se fundamental a intervenção fisioterapêutica antes e após o procedimento. Já é comprovada cientificamente a importância da Fisioterapia Dermato-Funcional nesta área, a fim de promover uma reabilitação rápida e com menor limear de dor possível ao paciente.

A Fisioterapia Dermato-Funcional é uma das especialidades do fisioterapeuta, conforme a Resolução 362/2009, que Reconhece a Fisioterapia Dermato-Funcional como especialidade do profissional Fisioterapeuta. Há uma grande procura pelos serviços de estética também devido ao crescente número de cirurgias plásticas dos mais diversos tipos, tanto faciais como corporais. De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), já há projetos de lei objetivando delimitar essa área só para a fisioterapia. O Coffito prevê que essas áreas devem demandar mais profissionais nos próximos anos.



Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário