Uso do Ultra-som terapêutico na Celulite









O fibro edema gelóide (FEG), a celulite, é considerada uma patologia multifatorial, porque existem vários fatores predisponentes, em que o ultra-som é um dos recursos bastante utilizado no tratamento dessa patologia, e a eficácia do tratamento vai depender de alguns fatores que existem como por exemplo o grau em que se encontra o FEG, alimentação balanceada, o hábito de praticar alguma atividade física, onde tudo isso pode está ajudando na evolução do tratamento, além da associação ao uso da fonoforese, podendo obter um resultado mais eficaz.

A utilização do ultra-som é importante em todos os estágios do fibro edema gelóide, onde  para conseguir alcançar o objetivo desejado, deve escolher a frequência de 3Mhz para maior absorção do tecido subcutâneo e depois escolher a potência de emissão em torno de 0,8 até 1,0w/cm2.

O ultrassom estético é feito usando uma máquina diferente do ultrassom para uso médico, que normalmente são pequenos e de fácil transporte. Cada tecnologia é indicada para um fim:

O ultrassom estético não focado é indicado para o tratamento de celulite, mas normalmente aliado a outras tecnologias.

Já o ultrassom estético focado é dividido em dois tipos. O ultrassom de alta potência é capaz de penetrar 15 mm na pele, e é indicado para o tratamento da gordura localizada, por atuar de forma mecânica, comprimindo e "puxando" as células adiposas alternadamente, o que faz com que elas se quebrem. Alguns aparelhos inclusive usam outras tecnologias aliadas, como a radiofrequência e infravermelho.

O ultrassom focado de baixa frequência costuma penetrar até 4 mm da pele, e atua apenas criando vibrações nas células da pele. Quando elas vibram, provocam aumento do calor, e com isso o colágeno é estimulado. Isso ajuda a reduzir a flacidez da pele do rosto e pescoço.

Entretanto, existem duas formas de aplicação do ultra-som, que são a forma isolada ou combinada. A forma combinada pode ser a utilização da fonoforese, em que utiliza no gel de acoplamento um fármaco ativo potencializando os seus efeitos. O ultra-som tem efeito mecânico, onde as ondas vão gerar um aumento de pressão dentro dos adipócitos, fazendo com que essas células se rompam, e os resultados possam ser mais eficazes.

No entanto, a principal aplicação do ultra-som terapêutico (UST), está relacionado com alguns fatores como: a produção de hiperemia, a analgesia, a antiflogística, o aumento da extensibilidade dos tendões, facilitar a reabsorção de edemas, a eliminação de macronódulos e do aspecto de casca de laranja no FEG, a correção da isquemia em áreas lipodistróficas e a melhora do metabolismo lipídico com o aumento da lipólise


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.