Fisioterapia Dermato-Funcional no tratamento de queimaduras










A Fisioterapia Dermato funcional é uma especialidade dentre as diversas áreas de atuação da Fisioterapia que tem como finalidade estudar as disfunções da pele, procurando avaliar o problema e tratá-lo sem medicamentos ou alguma prática invasiva.

O tratamento de queimaduras sempre foi um grande desafio, tanto pela sua gravidade, como pelas diversas complicações que normalmente acontecem, assim como, pelas as sequelas que podem induzir à incapacidade funcional.

As queimaduras são ocasionadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, e podem afetar a camada de revestimento do corpo, que pode ser destruído por parte parcial ou total da pele e seus anexos.

Importante destacar que certos tipos de queimaduras podem atingir a camada mais profunda da pele, em que podem ser classificadas de acordo com a profundidade e tamanho.

O objetivo deste texto foi ponderar a importância da fisioterapia na reabilitação do paciente queimado, abortando os vários critérios de classificação das lesões, assim como, o tratamento fisioterapêutico e os recursos fisioterapêuticos específicos para reabilitação de uma queimadura.

EPIDEMIOLOGIA

A maior incidência, acontece no sexo masculino, porém podem acontecer em diversas faixa etária, ocupação e situação econômica do paciente, crianças de até 6 anos são vítimas de escaldamento (líquidos quentes) ou queimaduras por combustão constituído 60% dos casos de acidentes domésticos. (GUIRRO; GUIRRO, 2002).

Em idosos são mais comuns devido à menor capacidade de reações e aptidões físicas, geralmente nas mulheres é constituída nos casos de 91% de tentativa de extermínio com a utilização de fogo. (GUIRRO; GUIRRO, 2002).

As queimaduras elétricas embora a incidência seja pequena (5 a 10%) são correspondidos a tipo mais agressivo de lesão térmica, geralmente podem ocorrer em acidentes de trabalho. (GUIRRO; GUIRRO, 20002).

As classificações podem ser de primeiro a quarto grau, a maneira de identifica – lá é da seguinte forma:

CLASSIFICAÇÃO DAS QUEIMADURAS

Grau queimadura

Primeiro grau:

Não sangra, geralmente é seco;
É rosa e toda inervada;
É localizada na epiderme;
Vermelhidão;
Dolorida;
Exemplo: Geralmente é ocasionada por exposição solar;
Podem melhoram no intervalo de 3 a 6 dias podendo descamar e não deixam sequelas;

Segundo grau:

Atinge a derme;
Úmida;
Presença de flictenas (bolhas);
Hiperemia (vermelhidão);
Cura espontânea mais lenta, com possibilidade de formar cicatriz;
Segundo grau superficial, envolve a camada da epiderme e a mais superficial da derme, a reabilitação é mais demorada podendo levar por 3 semanas, não deixa cicatriz, mas o local da lesão pode ficar mais presente;
Segundo grau profunda, acometem toda a derme, que são equivalentes com a terceiro grau, é mais grave e a cicatrização demora mais que três semanas e deixam cicatrizes.

Terceiro grau

Atinge todos os anexos da pele;
Pouca ou nenhuma dor;
Úmida;
Cor branca, amarela ou marrom;
Não cicatriza espontaneamente;

Quarto grau

Ocorre através de acidentes de eletricidade;
Destruição completa de todos os tecidos;
A ferida estará totalmente carbonizada e deprimida;

A fisioterapia Dermato funcional vem por intermédio de prevenir e tratar as lesões causadas por queimaduras, no caso empresas, entre outros ambientes de trabalho inserem o fisioterapeuta a ensinar os trabalhadores a se protegerem dos riscos que estão inseridos por normas, como a NR – 10.

Sendo assim, é uma maneira de proteger a empresa e os funcionários, segundo a revista brasileira de queimaduras, no ano de 2016, 75% dos casos ocorrem em acidentes domésticos.

Portanto, é de extrema importância tomar providencias, e ensinar as pessoas a se prevenirem e evitarem acidentes.

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

A intervenção fisioterapêutica, especialista na área de Dermato funcional, é de extraordinária importância, pois diminuem as sequelas deixadas pela lesão, na melhoria da qualidade de vida e da integração, não só física, como também psicológica para inserir novamente o indivíduo na sociedade.

Durante o acidente de queimadura independente do grau, os primeiros cuidados que devem ser realizados é o uso de água corrente na zona afetada, um jato fraco que deve ser levemente morna (SAÚDE TOTAL, 2008).

É importante ter uma pomada ou cremes para amenizar a hiperemia, existem diversos produtos farmacêuticos de baixo custo, como o creme de sulfadiazina de prata de 1,00%, independente se o indivíduo for alérgico a sulfa, é melhor deixar o indivíduo em lesão exposta sem atadura e outro envoltório (CORPO SAUDÁVEL, 2008).

Além disso, a utilização de analgésicos pode auxiliar nos primeiros socorros de queimaduras, para aliviar a dor e consulta ao médico imediatamente.

Na camada mais profunda afetada o tratamento inicial com pomadas, e frequentemente necessitam de enxertos, que é a retirada de pele de outras regiões, pois grande parte fica necrosada, e podem deixar cicatrizes mais ou menos visíveis. (SAÚDE TOTAL, 2008).

Numa visão fisiopatológica, a destruição da integridade capilar e vascular, que resulta no aparecimento de edemas, com a concomitante perda do fluido intravascular, rico em proteínas, espaços intercelulares, nos tecidos adjacentes(FILHO,2007).

Uma das maiores preocupações do fisioterapeuta é a imobilização ocorrente da parte lecionada, que é impedida o movimento devido a dor e isso pode resultar ainda mais em acumulação de edema, rigidez nas articulações e reter os tendões e músculos que também foram afetados (GUIRRO, GUIRRO 2007).

Existe uma forma de estimar, uma parte mais rápida da percentagem da área da superfície total do corpo que foi queimada, a profundidade e o grau da área, que é denominada de regra dos 9.

Para cada classificação de queimaduras se apresentará um quadro clínico diferente, que será tratado de diferentes maneiras, assim poderá ser observado:

Quantidade de lesão tissular;
O estado metabólico;
Condições fisiológicas;
O grau de infecção;
O enfoque psicológico que irão interagir e sendo estudados para a melhora do paciente afetado.

No entanto, complicações pulmonares podem ocorrer por queimados, é extremamente alta e isso pode contribuir para o sucesso ou o fracasso da reabilitação, geralmente a pneumonia pode responder por mais de um de um terço das mortes ocasionadas por queimaduras.

A fisioterapia também atua na melhora de doenças respiratórias, no caso a pneumonia, é realizada uma avaliação, e tratamentos como higiene brônquica, existem técnicas invasivas e não invasivas.

Devido as diversas particularidades apresentadas pela lesão, o tratamento vai depender no caso de cada paciente, técnicas de expansão pulmonar, suporte ventilatório invasivo ou não invasivo, cada conduta é determinada de acordo com cada paciente

O tratamento das sequelas cicatriciais do tipo hipertrófica, está associada em programa de reabilitação ao uso de compressão, massoterapia e eletroterapia (BORGES, 2006).

No caso para dar início aos protocolos fisioterapêuticos em queimados, é importante avaliar e analisar o quadro clínico e observar quais são as áreas que precisam ser tratadas imediatamente, é preciso ter o controle de edema e a preservação da amplitude de movimento, que são prioridades, além, a prevenção de contraturas.


RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS UTILIZADOS

Exercícios ativos e passivos:

Devem ser realizados, independente se o paciente consegue realizar os seus movimentos, a posição e a imobilização se inicia no dia da admissão, que exige cuidados e atenção para que não ocorra contraturas. (PORTER, 2005).

A eletroterapia:

Pode ser utilizada, como um agente terapêutico para as sequelas de queimados, a eletroestimulação se mostra bem eficaz para a regeneração de tecidos.

No caso do laser acelera a reparação tecidual, em experimentos foi analisado que ocorre um aumento na proliferação de vários tipos de células, que inserem fibroblastos, células endoteliais e querátinócitos.

Este recurso é bastante utilizado, quando a lesão se encontra em aberto, porque estimula a regeneração da área através do reparo tecidual, a sua utilização é rápida e não – invasiva. (GUIRRO; GUIRRO, 2007).

A crioterapia:

É utilizada logo após a lesão e serve para aliviar a dor e diminuir a severidade da lesão de primeiro e segundo grau.

Este resfriamento permite uma vasoconstrição, limitando o escape de plasma e a prevenção da hipóxia secundária e a diminuição do metabolismo celular com as seguintes finalidades;

Diminuir o aparecimento de edemas, bolhas e promover a analgesia;
Auxilia no processo de cicatrização;
Alongamento do tecido conjuntivo

O ultrassom terapêutico:

Também pode ser utilizado para o tratamento de queimaduras, na fase ambulatorial, com dosagem de 1 a 2W/cm², no modo contínuo, o principal objetivo do uso desse recurso é a modelagem das fibras colágenas subjacentes à lesão cicatricial (BORGES,2006).

Segundo Dyson e Young, por meio de diversos estudos, chegaram à conclusão que o ultrassom pode acelerar respostas rápidas com a inflamação, promovendo entre os efeitos deste processo, a liberação de histamina, de fatores de crescimento pela granulação de macrófagos, plaquetas, além de auxiliar na síntese de fibroblastos e colágeno. (GUIRRO; GUIRRO,2007).

Infravermelho:

É um dos outros recursos que podem ser auxiliados no tratamento de queimaduras.

Podendo ser empregado para promover o:

Alívio para dor;
Aumento da mobilidade articular e reparação de lesões de tecidos moles, as respostas fisiológicas podem ocorrer através da vasodilatação;
Aumento de fluxo sanguíneo;
Aumento da leucocitose e fagocitose;
Aumento do metabolismo;
Relaxamento muscular;
Analgesia e aceleração de cicatrização.

(AGNE,2008).

CONCLUSÃO

Com a efetivação deste texto, está claro que a atuação da Fisioterapia é de fundamental importância para o paciente queimado, a Fisioterapia possui inúmeros recursos para melhor atender ao paciente.

Segundo O'Sullivan (2004) as metas para o tratamento reabilitativo e fisioterápico são contingentes com o prognóstico. Isso constitui que, quanto mais cedo existir intervenções, maiores serão as possibilidades de o paciente não ficar com sequelas.

Portanto, a Fisioterapia realizada de forma correta, por que não dizer permitir sua reabilitação total quando aceitável dando ao paciente um retorno as suas funções e atividades de vida diárias, por meio de um processo de tratamento motivador, agradável e prazeroso.

A partir do exposto, a fisioterapia atua com eficácia no tratamento de pacientes queimados, impedindo complicações e diminuindo as sequelas funcionais e estéticas

Bibliografia

REVISTA BRASILEIRA DE QUEIMADURAS; SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUEIMADURAS; VOLUME 15; NUMERO 4; 2016;

ROCHA.S.M; ROCHA. S. E; SOUZA.J.P; FISIOTERAPIA EM QUEIMADOS: UMA PESQUISA BIBLIOGRAFICA ACERCA DOS PRINCIPAIS RECURSOS FISIOTERÂPEUTICOS E SEUS BENEFÍCIOS; REVISTA TEMA; CAMPINA GRANDE; V. 9 JUNHO/ JULHO 2009- 2010;

PRESTES. B.R; O USO DA FISIOTERAPIA DERMATO–FUNCIONAL EM PACIENTES QUEIMADOS – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; REVISTA SAÚDE DOM ALBERTO, V.1, N.2, JUL/DEZ.2013

Retirei daqui


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.