O que é a Microdermoabrasão?







A microdermoabrasão é uma técnica de esfoliação não-cirúrgico, que consiste em projetar sobre a pele uma quantidade de microcristais de hidróxido de alumínio quimicamente inertes, com equipamento que possibilita regular os níveis de esfoliamento sob pressão assistida.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O MÉTODO

No início da década de 1990, os europeus voltaram a utilizar o equipamento que já era conhecido desde os anos 30. Nesse método, microcristais de várias origens (alumínio, corundum, diamantes) quimicamente inertes, são jateados sobre a pele, com pressão assistida e, simultaneamente, são aspirados. São recolhidas as impurezas obtidas da camada córnea, espinhosa, granulosa e malpighiana, dependendo do número de passagens sobre a área tratada e a pressão utilizada.


A técnica é ambulatorial, não dolorosa e de rápida execução. Cada sessão dura aproximadamente de 10 a 25 minutos, dependendo da indicação.O procedimento não requer anestesia local ou sedação do paciente, uma vez que, quando superficial, não é doloroso. A anestesia, quando necessária é feita com prilocaína tópica. O médico é capaz de controlar visualmente os níveis do procedimento, entretanto os pontos de impacto dos microcristais sobre a pele não são uniformes, e a abrasão provocada pode não se situar em nível de profundidade idêntica. As vantagens são menor risco de hipocromia residual total e regeneração tecidual mais rápida, já as desvantagens são uma abrasão menos regular, menos profunda e menos precisa. A microdermoabrasão pode ser efetuada na face, região cervical, decote, membros superiores e inferiores, sempre que existirem dermatoses inestéticas. De maneira geral divide-se o procedimento em três níveis de profundidade, dependendo do tipo de dermatose a ser tratada, não ultrapassando, normalmente o limite hemorrágico.

INDICAÇÕES

As indicações mais freqüentes são as dermatoses inestéticas superficiais. As principais indicações são: fotoenvelhecimento em pacientes de todas as idades e fototipos de pele, cicatrizes inestéticas superficiais pós-acne, pós cirúrgica e pós afecções dermatológicas, melasma, melanose solar e hiperpigmentação pós-inflamatória, rugas finas, estrias superficiais, entre outras, e, principalmente, o efeito peeling-lunch time peeling. Nas tatuagens, queratoses actínicas e seborreicas, cicatrizes hipertróficas e seqüelas moderadas e graves de acne, a microdermoabrasão não é indicada.


Fonte: SBCD


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos na Fisioterapia Dermato-Funcional. Espia só:
  • Curso online sobre Celulite
  • Drive Virtual de Fisioterapia Dermato-Funcional
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Dermato-Funcional


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.